Algumas empresas ainda sofrem na hora de planejar o marketing e inseri-lo nas campanhas. Isso acontece porque, apesar de ser muito útil para o sucesso da marca, o inbound marketing precisa ser utilizado da maneira correta, auxiliado por suas técnicas e ferramentas para que os resultados sejam atingidos conforme o esperado,
Você conhece os erros mais recorrentes do inbound marketing? Hoje vamos apresentar quais são eles, além de explicar um pouco sobre a metodologia do inbound e suas etapas. Confira a seguir.
O que é inbound marketing
O inbound marketing é uma modalidade do marketing onde atraímos, conquistamos e fidelizamos os clientes on-line, produzindo conteúdos de qualidade e relevantes para a nossa persona.
Enquanto o velho marketing tenta convencer as pessoas a comprarem seus serviços e produtos, o inbound tende a desenvolver um interesse no cliente pela marca, a fim de que ele se decida sozinho por consumi-la.
Diferente de uma propaganda de televisão, onde a marca vai até os clientes em potencial, o inbound marketing traz os clientes até a marca, atraindo-os com conteúdos para cada etapa em que eles se encontram.
As etapas do inbound marketing são divididas em:
- atrair;
- converter;
- relacionar;
- vender;
- analisar.
4 erros mais comuns no inbound marketing
1. Falta de planejamento adequado
Muitos profissionais, após terminar de estudar e aprender mais sobre o inbound marketing, tem como primeiro impulso colocar tudo em prática sem antes fazer um planejamento correto. É importante que as estratégias sejam pensadas com antecedência, ao invés de realizá-las e deixar para ajeitar as coisas no meio do caminho.
Traçar metas e objetivos a serem atingidos é muito importante para definir o trajeto que será preciso trilhar para chegar até eles. Assim, você verá como fica mais fácil criar as melhores ações para cada etapa do funil e planejar como a produção do conteúdo acontecerá durante o mês.
2. Apostar em apenas uma direção
Apesar de ser importante investir no inbound marketing, não é somente ele que fará sua empresa progredir e se destacar dos concorrentes. É necessário utilizar o inbound como uma ferramenta de ampla divulgação do seu produto ou serviço para promover mais leads e convertê-los em vendas mais rapidamente. Porém, essa não deve ser sua única ferramenta.
Apostar tudo nesse único recurso é errado pelo simples fato de que uma empresa não é feita apenas de venda. É importante dar atenção para o suporte ao consumidor, um atendimento de qualidade, desenvolvimento de uma experiência de usuário, treinamento da equipe e aprimoramento de todos os processos, por exemplo.
3. Falta de acompanhamento das métricas
As métricas devem ser acompanhadas periodicamente para verificar o desempenho que suas campanhas estão apresentando. Um erro grave e comum dentro do universo inbound é não realizar o acompanhamento das ações postas em prática.
Após definir os KPIs da empresa, será preciso um monitoramento para que se verifique se eles estão atendendo às expectativas iniciais. Para ter bons resultados com as campanhas e não perder dinheiro, fique de olho nas métricas e saiba os intervalos ideais para medi-las.
4. Falta de consistência
O foco do inbound marketing é a produção de conteúdo, certo? No entanto, um dos erros mais comuns é a falta de consistência na hora de gerar materiais de qualidade. Criar um artigo relevante e, em seguida, um que não tenha utilidade alguma para o consumidor pode acabar estragando as chances da empresa em converter leads.
É fundamental que haja planejamento antecipado para decidir tudo o que será produzido e em quais intervalos. Assim, você terá o mesmo comprometimento e qualidade em todos os seus artigos, agregando credibilidade e confiança para o seu cliente em potencial.
Agora que você leu mais sobre o inbound marketing e quais erros deve evitar, invista nessa estratégia para alcançar novos resultados para a sua empresa. É importante lembrar que a ajuda de profissionais e agências especializadas nessa área é sempre bem-vinda e bastante útil para que todos os seus objetivos sejam alcançados com sucesso.
E aí, gostou das metodologias do inbound marketing? Baixe nossa apresentação para aprender mais sobre esse tipo de marketing digital.