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Marketing De Atração: Entenda As Etapas Do Inbound Marketing

Beth Gaspar

Beth Gaspar

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Oficialmente, o conceito de Inbound Marketing teve início nos Estados Unidos. Sua popularização se deu em meados do ano de 2009, com o lançamento do livro Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs, de Brian Hallingan e Dharmesh Shah. Mas, depois de todo esse tempo, será que você conhece as etapas do marketing de atração e como elas funcionam?

Encontramos 5 etapas principais dentro do Inbound Marketing: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Cada uma possui sua peculiaridade e importância na hora de montar uma estratégia, e é importante que você entenda como funcionam. Acompanhe!

Atrair

Essa é a primeira fase, em que o seu cliente em potencial desconhece a sua empresa e os produtos e serviços que você oferece. Nessa etapa, o usuário está buscando informações e deseja encontrar uma solução para os seus problemas.

A importância de atrair clientes em potencial com conteúdos bem desenvolvidos dá-se pelo fato de que você ganhará confiança e afeição do usuário quando lhe mostrar passos que possam resolver o problema que ele possui, sem mencionar seus produtos de imediato.

Não é interessante fazer muita propaganda da sua empresa nessa etapa, já que o intuito da produção de conteúdo nessa hora é mostrar valor para o cliente e despertar seu interesse, preparando-o para um possível contato comercial.

Converter

Depois que você atraiu seu público, é hora de transformá-lo em venda. Isso é possível conhecendo-o a partir de informações que ele te fornece e usando-as para iniciar um relacionamento com o usuário.

É nessa etapa que usamos recursos como Call To Action, Landing Pages e formulários para transformar o visitante em lead, que mais para frente poderá se tornar um cliente. Com essas informações fornecidas por eles mesmos, podemos montar conteúdos que os atraiam ainda mais e os influenciem a tomar uma ação.

Relacionar

Em números, apenas 3% dos clientes em potencial possuem o desejo real de compra. O restante precisa de uma produção de conteúdo focada em diversos problemas e estágios do funil, para que os leads sejam atraídos em diversos estágios diferentes e as compras sejam concluídas.

Por meio de e-mails e newsletters, por exemplo, podemos identificar os estágios em que os leads se encontraram para ajudarmos que eles avancem na jornada, assim acelerando um processo de compra possivelmente atravancado.

Vender

É nessa etapa que os leads são transformados em clientes. Após converter um lead e fazer o trabalho de qualificação necessária para identificar as oportunidades que cada um deles pode gerar, é hora de reunir e apresentar os potenciais clientes para sua equipe comercial.

Para isso, você pode usar, entre outros recursos, e-mail marketing segmentado para essa base, análise de lead score e trials de ferramenta, além da intervenção da equipe de vendas com propostas competitivas para converter o seu lead em uma venda. Conteúdos diferenciados ajudarão na hora de fechar negócio.

Analisar

O Marketing Digital nos possibilita avaliar seus resultados precisamente e comprovar se houve ou não retorno dos investimentos. As possibilidades analíticas que ele apresenta são responsáveis pelos processo do Inbound Marketing.

Sendo assim, torna-se possível monitorar as ações do seu público com seu site, campanhas e posts, tornando o trabalho muito mais inteligente. No mais, o processo pode ser otimizado onde as taxas serão analisadas para verificar se estão abaixo do esperado.

Agora que você conhece as principais etapas do marketing de atração, dê uma olhada se a sua estratégia segue esse cronograma e o que você pode fazer para melhorá-la, tendo sempre em mente a experiência do cliente e uma maneira de passar por todas as etapas para encantá-lo.

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