Logo da Agência de Marketing Digital PWI Web Studio, versão negativo

Quais são os serviços oferecidos por uma agência de marketing digital?

Beth Gaspar

Beth Gaspar

servicos oferecidos por uma agencia de marketing digital

O número de usuários de internet no Brasil e no mundo cresce a cada dia. Os hábitos das pessoas acompanham essa mudança e fazer coisas on-line é cada vez mais comum. De compras a agendamento de serviços públicos, passando por transações bancárias, cursos e atividades profissionais, atualmente é possível fazer (quase) tudo virtualmente.

Nesse contexto, a importância de se ter uma presença digital eficiente, independentemente da área de atuação, é cada vez maior. Se uma empresa (ou profissional liberal, instituição ou organização) quer ter sucesso, dentro e fora da rede, é preciso estar na internet. Afinal, como diz o ditado popular, “quem não é visto não é lembrado”.

Mas como não ser apenas mais um no meio da multidão? Como ser relevante na internet, destacando-se da concorrência? Sem dúvida, isso representa um grande desafio e sem a expertise de profissionais capacitados pode ser difícil obter bons resultados.

Por isso, no post de hoje vamos falar sobre como uma agência de marketing digital funciona, quais serviços oferece e como pode contribuir para que a sua empresa atinja seus objetivos. Confira!

O trabalho de uma agência de marketing digital

O principal trabalho de uma boa agência de marketing digital é desenvolver estratégias para atingir os objetivos do cliente. Nesse sentido, é muito importante saber exatamente o que a empresa que contratou os serviços da agência quer: fortalecimento da marca, fidelização de clientes, lançamento de produto, aumento de vendas etc.

Para além de visitas ao site, curtidas e compartilhamentos, a atuação do digital deve ser sempre focada nas metas definidas. Para isso, uma agência reúne profissionais de diversas áreas que desenvolvem todo o processo, do briefing à execução, passando pelo planejamento, definição de estratégias e acompanhamento de resultados.

Os serviços oferecidos

Após definida a estratégia de marketing digital de acordo com os objetivos do cliente, como dito acima, é hora de definir quais ferramentas serão utilizadas para atingir os propósitos estabelecidos.

Muita gente acha que é obrigatório ter um site e estar em todas as redes sociais. Entretanto, isso não é verdade, pois depende do ramo da empresa e do seu público-alvo. Por isso, a definição da persona é muito importante. Assim, será possível saber quem é, como se comporta e onde está esse cliente em potencial.

Abaixo, elencamos os principais serviços oferecidos por uma agência de marketing digital. Continue a leitura e saiba quais são!

Criação de site

O site é o endereço da marca no ambiente digital, é a “casa” virtual. É aonde as pessoas vão quando querem uma informação confiável sobre a sua empresa. Na maioria dos casos, o site é o ponto de partida da presença on-line de qualquer negócio.

Mas, para não fazer feio na rede, o site tem que ser bom. É essencial ter um design agradável — que siga as diretrizes gráficas da marca —, ser de fácil utilização e funcionar bem em dispositivos móveis. E o mais importante: ter conteúdo relevante, que atenda às necessidades dos clientes — atuais ou em potencial.

Gestão de redes sociais

Não é novidade para ninguém que as redes sociais caíram no gosto popular, sobretudo dos brasileiros. Sendo assim, se as marcas quiserem ser vistas, é importante marcar presença.

Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn, Flickr… Apesar de suas características e especificidades, todas têm uma coisa em comum: a possibilidade de interagir com o público. Essa é, aliás, a grande diferença das redes sociais para os meios de comunicação tradicionais — mais do que divulgar conteúdo, poder ouvir o que as pessoas têm a dizer é um dos pontos positivos.

Uma agência de marketing digital vai produzir conteúdo de todos os tipos para os canais da empresa, de acordo com a estratégia estabelecida; vai interagir com os clientes; vai acompanhar a performance das ações realizadas etc.

Monitoramento

É preciso saber o que as pessoas estão falando sobre o seu negócio, o seu produto e os seus concorrentes. Por isso, o monitoramento é essencial para qualquer atuação no ambiente digital, é um guia para medir o sentimento da rede em relação à sua empresa.

Além disso, o monitoramento serve para acompanhar tendências e atuar no gerenciamento de crises, ajudando a percebê-las o quanto antes. O monitoramento mensura o alcance de ações — positivas ou negativas — sendo um ótimo feedback para saber se a estratégia escolhida está funcionando ou não.

Relacionamento com clientes

Como falamos acima, as redes sociais proporcionam uma comunicação mais fácil e ágil entre empresas e clientes. A interação nos canais da marca é fundamental, pois quem foca apenas em vender seus produtos e/ou serviços geralmente não atinge bons resultados.

Uma agência de marketing digital tem profissionais que atuam exatamente nessa tarefa. Conhecido como SAC 2.0, esse serviço é de suma importância e deve ser feito de maneira organizada, com auxílio de softwares (CRM) que ajudam na catalogação de clientes e dos contatos que fizeram com a empresa — sejam eles para elogios ou para solução de problemas.

Outra ótima opção para interação com clientes é o e-mail marketing. Ele fideliza as pessoas, mantendo-as sempre informadas sobre o seu negócio. Lançamentos, promoções, conteúdo novo, benefícios para quem já é cliente… Tudo pode ser feito por meio das mensagens eletrônicas.

Mas, mais uma vez, ressaltamos a importância de equipe especializada para fazer isso. Afinal, ninguém quer que os e-mails enviados sejam considerados SPAM, não é mesmo?

Mídia

Investir em publicidade na rede tem se tornado cada vez mais importante. O Facebook tem, com o passar do tempo, reduzido o alcance das páginas, priorizando o conteúdo produzido por gente comum — amigos e familiares. Sendo assim, se as empresas quiserem divulgar seus posts, é preciso pagar.

No entanto, ter um orçamento para investir em mídia on-line não é suficiente. É preciso saber como, quando e, sobretudo, para quem anunciar. Profissionais de mídia sabem fazer o seu dinheiro render, pagando menos para atingir mais pessoas, ao focar no público-alvo certo por meio da segmentação dos anúncios.

Além do Facebook, o Google também é um ótimo local para se destacar da concorrência por meio de anúncios. Mas é importante mencionar que outras técnicas, como SEO, também são essenciais para que os resultados sejam satisfatórios.

Os benefícios de contratar uma agência de marketing digital

A principal vantagem de poder contar com os serviços de uma agência de marketing digital é ter profissionais capacitados à disposição da sua empresa para criar e gerir seus canais digitais, sem precisar ter uma equipe interna para isso.

Imagine ter que contratar redator, designer, editor de vídeo, profissional de mídia, programador etc. Ficaria caro e daria trabalho gerenciar esse time, não é mesmo? Mais fácil e prático é optar por uma agência de marketing digital com experiência.

Os caminhos para ter uma boa relação com a agência

Para a relação entre agência e cliente ser boa é preciso ter confiança, de ambas as partes. O cliente precisa se sentir seguro quanto à competência dos profissionais da agência, para que possa delegar a eles tarefas importantes da empresa como a atuação no digital.

Por outro lado, é essencial que a agência também possa contar com a disponibilidade do cliente, sobretudo no início, para entender o perfil da marca e suas reais necessidades.

Para tranquilizar os dois lados, nada melhor do que detalhar em contrato os serviços a serem prestados e as obrigações dos envolvidos. Além disso, reuniões de acompanhamento e clareza nas demandas ajudam a evitar problemas.

Os resultados esperados

É esperado que a atuação da agência de marketing digital se some às demais estratégias da empresa para que seus objetivos sejam atingidos. Na maioria dos casos, o sucesso é medido pelo aumento das vendas e, consequentemente, do lucro.

Visitas aos site, ganho de novos seguidores nas redes sociais, bom engajamento com o conteúdo apresentado são algumas das maneiras de divulgar sua marca mas, por si só, geralmente não representam o principal resultado. Essas ações são um meio para obter novos clientes, fidelizar os atuais, divulgar a marca e, como dito acima, aumentar o lucro da empresa.

Como vimos no artigo de hoje, são várias as possibilidades de atuação de uma agência de marketing digital. Também ficou clara a necessidade de contar com profissionais qualificados e experientes para garantir o sucesso da sua marca na internet, não é mesmo? Então entre em contato com a gente para que possamos ajudar o seu negócio a bombar na rede!