Experiência do usuário: entenda seus principais impactos no negócio

experiência do usuário

Se você já está habituado ao ambiente digital, certamente já leu ou estudou sobre a importância da experiência do usuário. User experience — ou UX — é um conceito que vem sendo amplamente difundido nas atuais estratégias do marketing digital.

Como os usuários têm passado muito tempo conectados à rede, é natural que eles busquem formas rápidas e simples de navegar na internet. Sites que não são responsivos, que possuem muitos call-to-actions e que não valorizam a usabilidade perderão espaço na atenção dos potenciais clientes.

Por isso, neste post, explicaremos qual a importância de trabalhar com foco na experiência do usuário e quais os impactos diretos no seu negócio. Acompanhe!

O que é UX?

UX é o conceito que trabalha a forma como um usuário se sente ao acessar o seu blog, site, aplicativo ou outro canal online. Ele foca no experimento e na sensação que foram produzidas entre a sua marca e o indivíduo.

Entenda que isso não se refere apenas à simplicidade e à facilidade com que o seu canal se apresenta. Esses fatores também são importantes na experiência do usuário, mas as ações que realmente fazem a diferença vão além disso.

Uma experiência de fato bem-sucedida é aquela que não só faz o usuário converter em alguma ação, mas também o deixa impactado com esse processo.

O termo UX surgiu na década de 1990 e não está ligado apenas ao meio digital. Ele trata da experiência do usuário como um todo.

A forma como um produto é apresentado, como a embalagem é feita e exposta em prateleiras e como a integração entre os produtos é realizada com seu público-alvo são ações pensadas na experiência do usuário.

Qual a importância da experiência do usuário em um site?

Engana-se quem acredita que UX é algo importante apenas para o usuário. O Google utiliza esses recursos como fatores de ranqueamento na sua plataforma. Tempo de carregamento do site, interface, relevância do conteúdo e usabilidade são fatores considerados pelo motor de buscas.

O inbound marketing, estratégia mais utilizada atualmente para a realização de vendas na internet, tem como foco o usuário. É ele quem dita o que quer ver, quando ver e como ser abordado — por isso a experiência é tão importante para a concretização de negócios.

Assim, qualquer decepção sofrida pelo usuário durante o funil de vendas será prejudicial ao resultado.

Como construir um site focado na experiência do usuário?

Pergunte aos usuários

Se o principal fator do sucesso de uma experiência é o usuário, nada melhor do que perguntar a ele quais os pontos de melhoria. Realizar pesquisas e entrevistas trarão perspectivas ao projeto que profissionais como designers e desenvolvedores não consideraram para a criação do site.

Não faça o usuário pensar

Em uma jornada de compras, você deseja que o usuário siga um planejamento para que ele finalize a compra. Se você oferecer muitas opções, o seu lead terá que pensar para tomar decisões e isso dificulta a conversão.

A arquitetura das informações trata como esses dados devem ser organizados em uma página e como atrair essa persona para a próxima etapa do funil.

Pense no design do seu site

O design não é o único fator da experiência do usuário, mas certamente é um importante aliado para passar mensagens aos clientes. Cores, posicionamento de botões e fontes usadas influenciam diretamente na escolha do consumidor — saiba que 93% das pessoas observam o aspecto visual para comprar.

A experiência do usuário é necessária na construção de um site. Com essas funcionalidades, é possível melhorar o engajamento da persona e o tráfego orgânico. Lembre-se de que não estar atento a tais mudanças abre espaço para a concorrência.

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