Logo da Agência de Marketing Digital PWI Web Studio, versão negativo

Marketing de resultados: entenda como fortalecer a marca

Beth Gaspar

Beth Gaspar

marketing de resultados

marketing tem várias etapas e os empreendedores precisam ter paciência para colher os frutos. Acontece que muitos não investem nesse setor como deveriam, entre outras razões, por terem pressa de ver o retorno positivo. Nessa realidade, uma boa aposta é o marketing de resultados, que pode ser medido em um curto espaço de tempo e tem como objetivo o retorno financeiro gerado à empresa.

No post de hoje, vamos explicar como o marketing de resultados pode ser utilizado para fortalecer a sua marca e melhorar os números da sua empresa. Acompanhe!

O que é marketing de resultados?

O conceito de marketing de resultados vem da união de duas definições: marketing e vendas. O primeiro trata da experiência do cliente, bem como do planejamento de estratégias e ações. Já o segundo visa, no geral, produtos, volume e entrega para a empresa.

Desse modo, marketing e vendas trabalhando em conjunto entregam um retorno concreto do investimento. Essa é justamente a proposta do marketing de resultados, uma vez que suas estratégias são voltadas para a conversão.

Como medir resultados?

Existem diversas métricas para medir estratégias de marketing: taxa de conversão em leads; número de visitantes; engajamento em redes sociais, entre outras. No entanto, nem todas servem para medir o retorno real e o crescimento da sua empresa.

Por isso, separamos algumas que podem auxiliar você na construção da sua estratégia de marketing de resultados:

ROI

O ROI é o retorno sobre o investimento (Return on Investment, em inglês). Ele possibilita saber o quanto um projeto ou campanha foi bem-sucedido ou não, já que você calcula o quanto faturou diante dos gastos obtidos. O cálculo é:

ROI = (Ganho obtido – Custo do Investimento) / Custo do Investimento.

CAC

O custo de aquisição de clientes (CAC — Customer Acquisition Cost) se refere a quanto a empresa desembolsa para adquirir clientes, mensurando vendas e a eficiência de marketing. Ele pode ser calculado com a seguinte fórmula:

CAC = Soma dos investimentos / Número de clientes obtidos.

LTV

Com o Customer Lifetime Value, você pode medir o tempo em que um cliente permanece como tal em sua empresa, entendendo, assim, qual o valor dele para a companhia. Para calculá-lo, deve ser feita a seguinte conta:

Valor ticket médio x Tempo de retenção de clientes.

Como o marketing traz retorno real para a empresa?

Para que isso aconteça é necessário implantá-lo seguindo alguns passos. São eles:

  1. planejamento: entenda quais são os objetivos e a audiência para que as estratégias tenham efeito;
  2. foco na jornada de compra: identifique em qual etapa do processo de compra está o seu público para garantir que a mensagem seja adequada a cada caso;
  3. conteúdo relevante: entregue bons conteúdos para cada uma das audiências;
  4. canais: saiba onde seu público está para alcançá-los por meio do seu site, redes sociais, blog, e-mail etc.;
  5. SEO: otimize seus resultados nas páginas de busca, como o Google, para alavancar a busca orgânica pela sua marca;
  6. leads: em troca dos conteúdos relevantes, peça os dados de contato dos clientes potenciais realmente interessados no seu negócio (eles foram atraídos pelos passos anteriores) e inicie um relacionamento para converter esses leads em vendas;
  7. monitoramento: realize-o constantemente para entender como vão os resultados e fazer as modificações necessárias;
  8. Resultados: por fim, colha os resultados, mas siga com as análises diárias, semanais e mensais para planejar metas e resultados futuros, garantindo, assim, um crescimento cada vez maior.

Será que o marketing de resultados é o que estava faltando para alavancar os números da sua empresa? Agora que você já sabe sobre essa poderosa técnica, aproveite para conferir também 3 razões para começar a investir em marketing nas redes sociais!