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Marketing nas redes sociais: 3 razões para começar a fazer

Beth Gaspar

Beth Gaspar

Marketing nas Redes Sociais

A sua empresa faz marketing nas redes sociais? Pois saiba que o grande diferencial não está em fazer o marketing, mas sim fazê-lo de forma correta. Nessa perspectiva, muitas empresas erram ao tentar executá-lo por conta própria. Usar perfil pessoal, linguagem inadequada e postagens sem periodicidade são alguns dos equívocos cometidos.

No post de hoje, vamos mostrar como escolher a rede social mais adequada para o seu negócio e 3 razões para começar a fazer marketing em uma ou mais delas agora mesmo. Confira!

Como escolher as redes sociais mais adequadas?

Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, criar uma conta em cada rede social e copiar o mesmo conteúdo em todas não é fazer marketing. A escolha certa da rede social trará mais usuários alinhados com a persona da marca e, consequentemente, as vendas aumentarão.

Facebook

​Atualmente, o Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil. Ele oferece recursos para que as empresas criem páginas, gerenciem anúncios, gerem relatórios, entre outras funcionalidades. Além disso, utiliza algoritmos para exibir conteúdo aos usuários, por isso nem tudo que é postado é exibido para todos os seguidores. Para criar conteúdo de qualidade, é necessário ter um bom planejamento de conteúdo e ter sempre em mente que qualidade supera a quantidade.

Instagram

O Instagram é uma rede que se tornou bastante popular entre os jovens. Ele nasceu com o objetivo específico de ser uma rede social para fotos e hashtags. Com pouco espaço para legendas e sem possibilidades de inserir links nas publicações, era utilizado apenas entre usuários.

Contudo, recentemente, foi integrado ao Facebook, trazendo a possibilidade de elaborar anúncios pagos. Assim, agora pode ser usado para melhorar o branding da empresa por meio de fotos dos ambientes e dos produtos. A última atualização disponibilizou o Instagram Stories, uma funcionalidade que diminuiu o distanciamento entre marcas e usuários, permitindo a criação de conteúdo sem muita edição.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social criada para o mundo corporativo. Seu foco é o networking profissional, por isso, em vez de ter amigos e páginas, a plataforma oferece conexões e companhias. As empresas B2B usam essa rede para encontrar profissionais e publicar conteúdos específicos para um nicho.

YouTube

O YouTube é uma rede social que reúne usuários que preferem adquirir conhecimento por meio de vídeos. A rede se tornou muito popular com os YouTubers que começaram a produzir conteúdos para os seus seguidores. Em parceria com empresas, eles começaram a criar reviews, realizar unboxing e divulgar produtos para seu público. Porém, outra forma bastante relevante de usar a plataforma é criar um canal que ofereça aulas, consultorias, palestras e até dicas sobre o seu negócio.

Quais são as principais razões para começar a fazer marketing nas redes sociais?

1. Investir em campanhas pagas mais acessíveis

Antigamente, somente grandes empresas podiam fazer propagandas na TV e revistas de grande circulação. As pequenas e médias se contentavam com anúncios em outdoors ou rádio.

Contudo, hoje em dia, as redes sociais democratizaram a possibilidade de anunciar nacionalmente. O que varia de uma empresa para outra é a qualidade do conteúdo e a verba disponível.

Entendendo qual estratégia será mais efetiva em cada projeto, é possível criar campanhas pagas no Google Adwords, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube.

2. Conhecer os clientes

Com um marketing alinhado nas redes sociais, é possível conhecer os consumidores e criar um canal de atendimento eficiente. Quando há dúvida, reclamação ou elogio, elas se tornaram as primeiras referências para os clientes se comunicarem com as empresas. Por isso, ter um SAC 2.0 é fundamental para estreitar essa relação.

3. Vender mais

Ao longo do tempo, empresas que não têm presença digital perdem credibilidade e rendimentos. Por mais que um negócio seja sólido e concentre as vendas no ambiente offline, o público sempre utiliza a internet como fonte de informações. Além disso, utilizar redes sociais e possuir um site é a possibilidade de ter uma vitrine 24 horas por dia.

Então, agora você já sabe um pouco mais sobre marketing nas redes sociais. Aproveite que está por aqui e siga a PWI Web Studio no Facebook, no LinkedIn e no Twitter e fique por dentro de todas as nossas novidades em primeira mão!