Inbound marketing para PMEs: 5 vantagens e por onde começar

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Ao mesmo tempo em que os consumidores estão mais informados e exigentes, o meio digital se tornou indispensável para uma boa estratégia de comunicação. Nesse contexto, o Inbound Marketing para PMEs é uma opção valiosa para expandir a atração de potenciais clientes e impulsionar o crescimento do seu negócio.

Quer saber mais sobre essa poderosa tática que traz resultados surpreendentes para pequenas e médias empresas? Então, continue lendo este post!

Inbound Marketing: o que é e como funciona

Também conhecido como Marketing de Atração, o Inbound Marketing consiste na utilização da internet para disponibilizar um conteúdo de qualidade capaz de fazer com que o público seja atraído voluntariamente aos canais da empresa.

Diferente do marketing tradicional (Outbound Marketing), esse conceito não se utiliza de uma comunicação invasiva e unilateral, priorizando a interação e o engajamento dos usuários.

A dinâmica do Inbound Marketing pode ser dividida em 5 etapas complementares, que seguem uma sequência lógica. Conheça cada uma delas:

  • atrair: produzir e compartilhar um conteúdo realmente relevante para o público-alvo, a fim de atrair a atenção dos consumidores e aumentar o número de acessos (tráfego) no site;
  • converter: captar informações pessoais dos visitantes (como o e-mail), para que façam parte da base de contatos da empresa, tornando-se leads;
  • relacionar: estreitar a relação com os leads para identificar em qual estágio da jornada de compra eles se encontram, promovendo o avanço nesse processo e a concretização da venda;
  • vender: quando o trabalho de Inbound Marketing gerou uma oportunidade de negócio, delegando à equipe de vendas a responsabilidade de fazer com que o consumidor efetue a compra;
  • analisar: monitorar as ações e avaliar o desempenho, comprovando o retorno sobre o investimento.

As 5 maiores vantagens do Inbound Marketing para PMEs

Existem muitas razões para adotar o Inbound Marketing para PMEs. Afinal, ele contribui tanto para a consolidação da marca quanto para o aumento da visibilidade — grandes objetivos das empresas de menor porte.

Listamos, abaixo, os cinco principais benefícios da metodologia. Veja:

1. Interesse legítimo dos clientes

Com o Inbound Marketing, você não tem que “correr atrás” do público. Eles chegam até você por vontade própria, atraídos espontaneamente pela relevância do conteúdo oferecido em seu site.

A qualidade do material também contribui para conquistar clientes que atuam como multiplicadores da marca, aumentando o alcance das publicações por meio de compartilhamentos, comentários e recomendações.

2. Destaque da concorrência

Especialmente no mercado das PMEs, é essencial investir na obtenção de vantagem competitiva. Para se diferenciar dos concorrentes, nada melhor que ofertar um conteúdo rico, inovador e adequado ao perfil do público.

Um bom trabalho de Inbound Marketing ainda pode fortalecer a sua marca, tornando-a autoridade no assunto e uma referência em seu campo de atuação.

3. Precisão na análise de resultados

Analisar os resultados das campanhas é primordial para saber se elas estão trazendo o retorno esperado e para identificar o que pode ser melhorado para o futuro. Aí reside uma grande vantagem do Inbound Marketing para PMEs: facilidade e precisão na mensuração.

No meio digital, é possível monitorar as conversões em tempo real e, se necessário, elaborar ações corretivas com agilidade. Assim, o gestor tem maior controle sobre os resultados do seu investimento.

4. Maior poder de segmentação

Outra forte característica da mídia digital é o poder de segmentação. A maioria das ferramentas online apresenta funcionalidades que facilitam o direcionamento da campanha apenas àquelas pessoas que se enquadram no perfil do público-alvo.

Vale ressaltar que o próprio conteúdo oferecido favorece o posicionamento nos mecanismos de busca e consegue atrair os usuários que estão interessados, direta ou indiretamente, em seus produtos/serviços.

5. Custo relativamente mais baixo

Em comparação ao marketing tradicional, o Inbound é significativamente mais econômico e proporciona um retorno sobre investimento bastante positivo.

Além de exigir um investimento inicial bem menor, ele também auxilia na redução do custo por aquisição de cliente. Isso porque essa tática consegue impactar o público certo no momento ideal, aumentando as taxas de conversão.

Passos essenciais para aplicar essa estratégia com sucesso

Diante de tantos benefícios, você pode estar se perguntando: como posso introduzir essa estratégia em minha empresa? Pensando nisso, separamos algumas dicas fundamentais para a implementação do Inbound Marketing para PMEs. Acompanhe:

Definir seu público e seus objetivos

Não tem como praticar a metodologia sem conhecer muito bem qual é o público da empresa, seus interesses e expectativas. Só assim será possível produzir um material atrativo para a clientela.

Entender quais são seus objetivos também é necessário para nortear seu caminho e facilitar a análise de desempenho. Determine metas viáveis, específicas e mensuráveis. Por exemplo: aumentar o tráfego do site em 40% no período de 90 dias.

Selecionar as ferramentas mais adequadas

Há inúmeras possibilidades dentro do Inbound Marketing para PMEs: blogs corporativos, e-books, podcasts, e-mail marketing, SEO, redes sociais e muito mais. Cada uma delas possui diferentes características, funções e vantagens.

É de suma importância avaliar quais são realmente adequadas aos objetivos e necessidades do seu negócio e, é claro, ao perfil do seu público. Dessa maneira, você poderá compor o mix de ferramentas ideal, que trará os resultados desejados sem desperdiçar recursos e esforços.

Realizar um planejamento bem estruturado

Um bom planejamento tem o poder de organizar e estruturar uma estratégia de Inbound Marketing para PMEs. Nesse sentido, inclua o máximo de informações importantes que conseguir, pois elas funcionarão como diretrizes durante a execução.

Identifique como é a jornada de compra dos seus clientes; estude seu mercado; construa um funil de vendas; estipule suas palavras-chave; selecione os canais apropriados; determine a frequência de publicação e o que mais considerar pertinente.

Contar com o apoio de uma agência especializada

Como você deve ter notado, implantar o Inbound Marketing é uma tarefa que demanda atenção em diversos detalhes, além de muitos conhecimentos sobre o meio digital e o comportamento dos usuários. Por isso, uma ótima alternativa para PMEs é contratar uma agência especializada.

Ao investir nessa parceria, o gestor pode contar com o suporte de profissionais experientes no assunto; economizar tempo; otimizar a infraestrutura do negócio; poupar dinheiro; direcionar melhor seus esforços às questões administrativas e, ainda, potencializar seus resultados.

E já que você se interessou pelo Inbound Marketing para PMEs, baixe agora mesmo o nosso e-book para se aprofundar ainda mais nesse assunto e fazer sua empresa se destacar no mercado.

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