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Tire 4 dúvidas sobre como ter mais engajamento nas redes sociais

Beth Gaspar

Beth Gaspar

Como ter mais engajamento nas redes sociais

Conseguir engajamento nas redes sociais é o objetivo de toda empresa. Mesmo que esse processo não seja um KPI primário das suas estratégias — os indicadores-chave de desempenho são métricas associadas a objetivos para avaliar um processo ou um planejamento —, é por meio do engajamento que outras metas serão atingidas.

As marcas devem estar presentes onde o usuário está e, atualmente, a maioria se encontra nas redes sociais. Existem algumas regras e dicas que devem ser seguidas para melhorar a relação entre as marcas e o público. Por isso, nesse post, esclareceremos 4 dúvidas recorrentes sobre engajamento nas redes sociais. Confira!

1. O que é engajamento?

Definir engajamento com a quantidade de curtidas, comentários e cliques no link de uma postagem é limitar e reduzir a importância dessa métrica no planejamento de marketing. O engajamento traduz o envolvimento, interação, intimidade e influência que sua marca tem perante o seu público. Ele auxilia a permanência das empresas no feed dos usuários, possibilitando também que as marcas sejam conhecidas e lembradas por potenciais clientes.

2. Por que engajamento nas redes sociais é importante?

O engajamento influencia diretamente no alcance de uma página. Portanto, quanto maior o número de curtidas, comentários e compartilhamentos, maior será o número de pessoas impactadas por aquele conteúdo. Consequentemente, quanto mais usuários são atraídos até a sua página, maior será o número de pessoas que podem comprar o seu produto.

Os algoritmos das redes sociais, como o do Facebook e Instagram, reconhecem posts que engajaram e entendem que aquele conteúdo compartilhado ou curtido várias vezes pode ser relevante também a outros usuários. Isso ajudará diretamente no alcance orgânico da publicação, ou seja, na distribuição gratuita do conteúdo.

3. Por que métricas de vaidade não ajudam um negócio?

As métricas são os números acompanhados por uma empresa para avaliarem os resultados dos investimentos em marketing. Elas são importantes, pois são norteadores do que deve ser melhorado e do que já está trazendo resultados.

As métricas de vaidade são números atraentes que passam uma falsa impressão de sucesso, mas que, na prática, não melhoraram o branding, ROI ou CAC da sua marca.

Isso não significa que essas métricas devem ser ignoradas, apenas não serão os primeiros fatores a serem analisados em um relatório de desempenho. Veja quais são as métricas de vaidade mais comuns:

  • número de seguidores em redes sociais;
  • número de curtidas em um post;
  • número de visualizações de um site.

Para evitar as métricas de vaidade, divida os KPIs por categorias e elenque o que tem relação direta com as suas estratégias. Por exemplo, mensure as conversões, custo por clique, custo de aquisição por cliente, retorno sobre o investimento, entre outras.

4. Quais conteúdos geram maior engajamento?

Não há conteúdos certos e errados, há conteúdos que engajam mais com a sua persona. Por isso, traremos algumas dicas que funcionam bem, mas caberá a você testar com o seu público.

Memes

Os memes são conteúdos que geram bastante engajamento. Se a sua marca tiver afinidade com esse tipo de publicação, tenha feeling para utilizá-los no momento certo e com o tom adequado.

Perguntas

Os seres humanos, instintivamente, tendem a responder quando são questionados. Por isso, invista nesse tipo de conteúdo, seja no Facebook ou Instagram. Faça perguntas sobre a sua marca, sobre os produtos e crie um suspense em torno disso. Para incentivar as respostas ofereça um desconto ao usuário que acertá-las.

Dicas

Muitos usuários procuram na internet a solução de algum problema. Foque nas dúvidas do seu público e crie conteúdo para solucioná-los. Além de compartilhar, os usuários tendem a marcar outras pessoas para verem esses conteúdos.

Imagens

Invista em boas imagens, principalmente no Instagram. As imagens atraem a atenção do usuário para a legenda e informações adicionais.

Vídeos

Os vídeos têm ganhado destaque nas redes sociais pela facilidade de juntar e resumir tópicos. Eles podem ser utilizados para explicar conceitos, apresentar receitas, lançar produtos, entre outros.

Essas dicas ajudarão a agregar usuários e alavancar a sua marca. Por isso, não desperdice essas formas de engajamento nas redes sociais. Agora que você já esclareceu as dúvidas sobre esse tema, que tal ler mais sobre o marketing nas redes sociais?