Logo da Agência de Marketing Digital PWI Web Studio, versão negativo

Por que a automação de marketing é vital para a estratégia de Inbound?

Beth Gaspar

Beth Gaspar

Automação de marketing

Se você chegou até esse texto, certamente já está familiarizado com alguns conceitos de inbound marketing e pretende investir nessa estratégia para o seu negócio. A necessidade de conhecer e utilizar a automação de marketing surge de um planejamento bem executado.

Conforme as ações planejadas no inbound forem gerando tráfego e trazendo leads — potenciais consumidores de uma marca que demonstraram interesse em seu produto ou serviço —, maior será a necessidade de automatizar processos e otimizar etapas. Por isso, neste post, você entenderá o que é automação e como aplicá-la nas suas estratégias!

O que é automação de marketing?

O inbound marketing trabalha com uma série de ferramentas que, em conjunto, trazem resultados e conversão de vendas ao seu negócio. Uma delas é a automação de marketing.

O conceito não surgiu com o marketing digital, ele já era aplicado anteriormente em indústrias. O seu objetivo é o de transformar sistemas manuais em automáticos funcionando sem a necessidade do controle de uma pessoa. Assim, o conjunto realiza a sua própria medição e introduz correções quando necessárias.

No marketing digital, o conceito funciona de forma semelhante. A estratégia busca entender os processos analisando, avaliando e nutrindo o funil de vendas. É por meio da automação que os leads passam de um estágio para o outro e completam o ciclo de compras.

Como implementar esse conceito?

Com o auxílio de softwares específicos para essas ações, as estratégias podem ser aplicadas mais facilmente. As plataformas de automação, como o RD Station ou HubSpot, possibilitam que sejam criados fluxos de envio de e-mails, landing pages, testes A/B e pontuação para cada lead.

A automação vai além da criação de um conteúdo robótico, ela coloca em prática uma estratégia que foi pensada e elaborada exatamente para aquele contato, possibilitando a criação de um conteúdo personalizado, inteligente e interativo.

Essa forma de trabalho busca entender o comportamento do lead, como também oferecer a ele um conteúdo especializado. Ou seja, significa observar o trajeto que ele percorre no funil de vendas para entregar um conteúdo exato no momento certo. Esse processo visa aumentar a chance de conversão de compra.

Quais os benefícios dessa estratégia?

A principal vantagem dessa estratégia é o aumento das vendas e da receita do seu negócio. Esse aumento será ainda mais rápido, caso a sua empresa já possua uma boa base de leads.

Segundo a pesquisa realizada pelo site email monday, 42% das companhias já utilizam a automação de marketing e 91% dos usuários concordam que a automação é muito importante para o sucesso geral do marketing de uma empresa.

Veja alguns benefícios:

Diminuição do custo de aquisição por cliente

Sabemos que tempo é dinheiro no mundo dos negócios e, no caso do marketing digital, não é diferente. Diversos fatores influenciam no CAC — Custo de Aquisição de Cliente — e a demora da conversão de um lead em cliente é um deles.

Devido aos investimentos em inbound marketing e consequentemente na automação, os potenciais consumidores chegam em maior número ao seu site, assim como o volume de leads. As equipes de marketing e de vendas vão nutrir esse contato até o momento que ele estiver preparado para ser abordado e fechar uma compra.

Ao elaborar um trabalho de automação bem construído, uma jornada de compra que durava 1 mês pode ser transformada em 3 semanas, diminuindo assim o custo na aquisição de leads.

Trabalhar bem todos os leads

É muito trabalhoso e complexo nutrir leads de forma manual. Quando são poucos e a duração da jornada de compra é grande, ainda é possível fazer esse processo dessa forma. Porém, a medida em que o tráfego aumenta e a jornada diminui, a necessidade de uma nutrição periódica se torna constante.

Sem uma plataforma auxiliando essa nutrição é impossível ranquear e pontuar os leads. Portanto, certamente alguns contatos quentes, ou seja, aqueles que estão na fase ideal de serem abordados, serão esquecidos ou negligenciados. A automação nutre esses contatos automaticamente e sinaliza a você o tempo certo de entrar em contato com o potencial comprador.

Economizar tempo

A automação permite que você utilize o tempo disponível em outras frentes. Seja na construção de estratégias, produção de conteúdos ou elaborando relatórios, você tem a certeza de que processos estão sendo realizados e que os leads estão avançando na jornada de compra com o auxílio da automação.

Além disso, quando os leads estão bem nutridos eles ficam mais preparados e educados para comprar o seu serviço. Isso significa que o setor de vendas não terá tanto trabalho ao convencer o cliente de fechar a compra.

Aumentar a qualidade e frequência de conteúdo

As automações devem ser acompanhadas e analisadas constantemente. Assim, você poderá mensurar o que funciona ou não para a sua persona. Para manter a nutrição dos leads com qualidade é preciso ter um conteúdo vasto e pertencentes às 3 etapas do funil: topo, meio e fundo para atingir o público em fases diferentes.

Isso faz com que a produção de conteúdo aumente em um determinado período, porém, com o passar do tempo, essa estratégia manterá a nutrição dos leads e você vai ter um conteúdo rico e disponível para os usuários.

Personalização do lead

A automação permite que você conheça cada lead de forma única. As plataformas oferecem várias possibilidades de segmentação como: nome, profissão, grau de interesse no seu produto, afinidade com a sua marca, quantidade de conteúdos abertos, engajamento, entre outros.

Essas segmentações podem ser combinadas para a criação de um público único. Isso possibilita a você a entregar um conteúdo e a abordar esse lead de acordo com o histórico que ele traçou na jornada de compras.

Esses fatores são apenas alguns dos motivos para implantar a automação nas suas estratégias digitais. É válido pontuar que mesmo que o objetivo seja automatizar algumas ações, você não deve se esquecer da personalização e humanização desse contato com o cliente.

Cada venda será realizada de uma forma e, na maioria das vezes, os clientes necessitam desse contato direto para sentirem confiança no serviço. Portanto, não coloque essa responsabilidade em um processo automático.

Agora que você já conheceu melhor e se convenceu da importância de investimento em automação de marketing, assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades!