Quantos tipos de marketing você utiliza na sua empresa? Se você pensou em duas ou três metodologias, saiba que existem mais de 80 tipos. O número parece exagerado, mas a verdade é que, no cotidiano das empresas, os gestores usam várias modalidades, porém não as diferenciam com os nomes adequados.
Por existir tantas alternativas, é preciso sempre estudar e conhecer as novas metodologias para adequá-las ao seu segmento, pois além de acompanhar as mudanças do mundo digital, o marketing também se adapta ao comportamento da sociedade. De nada adianta criar ideias e ações que não vão agradar ao seu público-alvo.
Fatores como nicho, segmento, canais, perfil do consumidor, hábitos e necessidades vão influenciar na escolha da estratégia e, consequentemente, nos tipos de marketing a serem utilizados. É por essa razão que há tantas modalidades de venda.
Ficou confuso com tanta informação? Não se preocupe, no post de hoje elencamos sete tipos de marketing e explicamos como aplicá-los ao seu negócio. Confira!
A importância de conhecer vários tipos de metodologias
Conhecer os principais tipos de marketing é o primeiro passo para criar estratégias que apresentem resultados. As ações não podem ser pensadas de forma isolada e sem fundamentos.
O marketing tem uma história, embasamentos teóricos e processos que devem ser seguidos. Se hoje as estratégias no ambiente on-line funcionam, é porque no passado o marketing offline ensinou como lidar com o público e abriu portas para as estratégias em um novo universo.
Ao conhecer essa trajetória, será possível entender e aplicar de maneira correta os investimentos, traçando objetivos, conquistando novos clientes e divulgando a sua marca.
7 tipos de marketing para aplicar nas suas estratégias
O marketing pode ser definido como um conjunto de processos que busca comunicar, criar e trocar ofertas que criam valor para clientes, sociedade e parceiros da marca.
Por isso, o que vai variar entre cada tipo de marketing é a forma como ele é utilizado, o público para quem ele é dirigido ou o canal em que ele é transmitido, pois o propósito será sempre o mesmo, criar processos e ofertas valiosas às pessoas.
Começaremos falando sobre o marketing digital e o inbound marketing que, atualmente, são as duas vertentes mais utilizadas no ambiente on-line pelas empresas. As demais possibilidades são metodologias complementares dos tipos principais.
1. Marketing digital
O marketing digital é uma das estratégias on-line mais utilizadas. É por meio dele que empresas se comunicam com seus públicos de forma direta e personalizada, promovendo seus produtos e serviços nas mídias digitais. Ele inclui outros tipos como marketing de conteúdo, marketing de redes sociais e e-mail marketing, entre outros.
Essa metodologia ganhou destaque nos últimos anos devido à mudança de comportamento do público, que aumentou o consumo de conteúdos via internet, abandonando meios tradicionais como a TV e os jornais.
Essa possibilidade de uso é muito importante, porque agrega e organiza diversas ações on-line, como a geração de tráfego orgânico mediante otimizações de SEO, relacionamento e divulgação via redes sociais e automações e construção do funil de vendas com o e-mail marketing. Por isso, as ações de marketing no ambiente on-line podem ser consideradas como estratégias do marketing digital.
2. Inbound marketing
O inbound marketing é a contraposição de um outro tipo, o outbound marketing — também conhecido como marketing tradicional. A grande diferença entre as duas metodologias é que na primeira opção cria-se conteúdo rico para que o cliente chegue até você. No segundo caso, o marketing aborda o cliente com seus produtos e serviços sem validar anteriormente o seu interesse.
O inbound se fortalece na ideia de não invadir a rotina das pessoas com produtos com que elas não têm afinidade ou interesse. Essa metodologia busca estudar e conhecer a sua persona, para depois começar a abordá-la com os conteúdos e produtos certos.
3. Marketing off-line
O marketing off-line, ou tradicional, envolve todas as ações que são realizadas fora da internet, por exemplo, anúncios em revistas, busdoors, propagandas de TV e spots em rádios.
As estratégias off-line não devem ser excluídas dos planejamentos das empresas, elas precisam ser pensadas e avaliadas com certa atenção e, principalmente, devem estar associadas com outros tipos de metodologias.
Se comparadas com anúncios da internet, os anúncios tradicionais são muito mais caros e oferecem poucos dados de resultado. A partir do momento que você coloca uma propaganda na TV, ela pode ser vista por milhares de pessoas e dos mais diferentes tipos. Mas quantas serão realmente impactadas? É difícil mensurar.
4. Marketing de performance
O marketing de performance está focado nas ações que geram resultados. Enquanto outras metodologias se preocupam com a preparação, análise e criação de ideias, essa metodologia concentra-se em resultados reais, como a geração de leads, conversões, ROI e vendas.
Esse foco em performance, por vezes, é ignorado em algumas empresas que aferem os resultados somente depois de muito tempo que as ações foram para o ar. Quanto mais rápida for a análise do que funciona ou não, maior será a chance de otimizar os pontos fracos.
5. Mobile marketing
Segundo a GSMA, entidade global de telefonia, existem cinco bilhões de usuários de celulares no mundo inteiro. Esse número só reforça que os hábitos dos usuários on-line estão mudando e como o user experience (UX) é importante.
O mobile marketing surge como um tipo que busca a melhor experiência para o usuário, como os sites responsivos e anúncios feitos para serem exibidos especificamente em telas de celulares.
6. Geomarketing
O geomarketing traça as suas estratégias com base na inteligência de localização do usuário. Através dos GPS dos celulares e dos IPs dos computadores, é possível extrair informações importantes e depois utilizá-las nas segmentações de anúncios do Google Adwords, Facebook Ads e também na sugestão de restaurantes e bares no Google Maps, por exemplo.
7. Co-marketing
Esse tipo de marketing também pode ser chamado de cross marketing ou marketing cruzado. Ele refere-se a parcerias de duas empresas que tenham o mesmo público-alvo. Essa estratégia pode ser utilizada quando o orçamento para alguma produção ou lançamento está enxuto.
A tática funciona, pois com o investimento dobrado e as equipes trabalhando juntas, o impacto será muito maior que as ações isoladas realizadas por cada uma. No meio on-line, esse tipo de ação pode ser percebido na produção de ricos materiais.
Por exemplo, uma empresa de marketing e uma de tecnologia podem se unir e criar um Webinar sobre o futuro da internet, abordando pontos dos dois universos ao mesmo tempo.
Depois desse texto, ficou clara a importância de conhecer os tipos de marketing existentes. Além disso, pesquisar e testar são características fundamentais de um bom gestor. Se você quer aprender mais sobre o inbound marketing para as PMEs, baixe agora o nosso e-book!