Você sabe qual a relação entre o marketing de conteúdo e o inbound marketing? Muitas vezes esses termos são utilizados como sinônimos, mas, na verdade, a primeira opção é uma estratégia da segunda.
Não ficou muito claro? Não se preocupe! Neste post, abordaremos as principais diferenças. Confira!
O que é o marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma das formas de engajar e educar o público-alvo. Com ele, é possível construir ações focadas no funil de vendas. O funil de vendas é uma metodologia que mostra a jornada do cliente entre a fase de atração até a conclusão da compra.
Os visitantes entram no topo do funil e por meio de conteúdos estratégicos são impulsionados para outras etapas tornando-se leads (potenciais clientes). Veja a seguir as etapas do funil de vendas para entender melhor:
Topo de funil
Essa fase é chamada também de descoberta e aprendizado, pois o cliente tem o primeiro contato com a sua empresa, produto e conteúdo. O objetivo é que entre o maior número de visitantes possíveis para que depois eles se tornem leads qualificados.
Meio de funil
Nessa etapa, o cliente já reconhece que tem um problema e começa a se interessar em seus produtos e serviços para resolvê-lo. Ele começa a engajar cada vez mais nos conteúdos da sua marca.
Fundo de funil
Aqui o cliente já está apto a comprar o seu produto, pois já conhece as vantagens e diferenciais dele. É a hora de passar o lead para o departamento comercial realizar a venda.
Vale ressaltar, ainda, que os conteúdos criados nesse tipo de marketing são pensados e planejados para gerar valor e serem relevantes para quem os consome. Essa estratégia se relaciona à escolha dos conteúdos quanto a sua forma, que pode ser com posts no blog, e-books, vídeos, whitepapers ou infográficos, e o estágio do funil, com conteúdos de atração, consideração e conclusão.
Além disso, são os conteúdos que educam os futuros clientes e fazem com que as conversões sejam mais rápidas e menos onerosas. Sem a geração de um conteúdo rico, o setor de vendas pode demorar dias para converter uma venda. Mas se o potencial cliente chegar até o fundo de funil decidido e sabendo de todas as vantagens do produto, o vendedor será poupado convertendo rapidamente.
O que é o inbound marketing?
O inbound é um planejamento amplo, completo e dividido em várias estratégias. A geração de conteúdo, otimização de SEO, utilização de redes sociais e mídias pagas fazem parte do conjunto de ações.
O inbound busca atrair, converter, fechar e encantar os clientes. Se no outbound marketing o consumidor era abordado por propagandas que ele não queria, hoje ele escolhe o que ver e ler, para só depois comprar ou não o produto.
Essa metodologia não é simples de ser organizada e, por ser complexa, gera vendas a médio e a longo prazo. É importante que gestor esteja ciente disso para não se frustar nos primeiros meses.
Para atingir bons resultados é preciso planejar estratégias, criar a persona da empresa, construir conteúdos para ela e, depois, analisar e mensurar constantemente os resultados das ações.
Qual a importância do marketing de conteúdo para o inbound marketing?
O marketing digital dispõe de uma série de metodologias, sendo a mais utilizada o inbound markerting. Por sua vez, o inbound tem pilares, e um deles é a geração de conteúdo. Exemplificando: o marketing digital seria uma grande árvore, o inbound um de seus galhos e o marketing de conteúdo as suas folhas.
Perceba que os termos não são sinônimos, mas interdependentes entre si. A sua estratégia de marketing digital não será bem-sucedida, caso você não produza conteúdo de qualidade e os divulgue nos canais adequados. Esse processo de construção e divulgação é denominado marketing de conteúdo. Ele é o combustível do inbound marketing.
Portanto, o marketing de conteúdo educa e retém os clientes, aumenta as vendas e facilita o processo de pós-venda. Porém, sem as estratégias do inbound marketing, os conteúdos não serão divulgados nos melhores momentos para a persona certa.
Agora que você já sabe a diferença dos dois, que tal aprender um pouco mais sobre os processos do inbound marketing? Leia nosso texto sobre automação de marketing.