Logo da Agência de Marketing Digital PWI Web Studio, versão negativo

Como uma consultoria digital vai aprimorar a sua tomada de decisões?

Beth Gaspar

Beth Gaspar

Quando procurar por uma consultoria digital? Quais as vantagens da contratação?

Atualmente, a mídia digital revela-se como um ambiente de integração entre empresas e consumidores, ampliando o envolvimento e engajamento que faz toda a diferença em um cenário de competição. Para garantir que as estratégias nesse ambiente sejam efetivas, é preciso contar com a ajuda de uma consultoria digital.

Os gestores de empresas devem dar um passo adiante e investir seus recursos em marketing digital para obter vantagem competitiva. Nunca o mundo mudou tanto quanto agora e, por isso, está na hora de fazer diferente e fazer a diferença.

Continue a leitura e entenda sobre o marketing digital, aprenda a identificar o momento certo para procurar uma consultoria, saiba os benefícios que sua empresa obtém e quais fatores levar em consideração no momento da contratação.

O que é marketing digital?

O marketing digital consiste na aplicação de estratégias para atrair, captar e reter os clientes, tendo como objetivo principal atender suas necessidades e desejos por meio do ambiente virtual. Os meios de comunicação online permitem uma aproximação mais eficaz com os consumidores, por meio de diferentes abordagens e resultados mais rápidos.

Essa nova vertente do marketing representa uma excelente oportunidade para que as pequenas e médias empresas garantam sua competitividade. O marketing digital cada dia mais se torna importante porque os consumidores estão utilizando a internet com mais frequência para obter informações e realizar compras.

Quando procurar por uma consultoria digital?

Responda as perguntas abaixo.

  • Sua empresa possui uma área de marketing?
  • Você tem dificuldades em medir os resultados de ações de marketing?
  • Você não consegue entender como o marketing pode trazer resultados reais para a sua empresa?
  • Sua área de vendas está mal estruturada e não consegue vender mais e melhor?
  • Você não sabe como usar as mídias sociais para ampliar a presença da sua marca no mercado?
  • Tem dificuldades com tecnologia e internet de modo geral?

Pois bem, qual foi a sua resposta? Se você não tem estrutura para atuar no ambiente digital ou se os seus resultados estão aquém dos esperados, significa que está na hora de você procurar ajuda para otimizar as suas estratégias de marketing digital e garantir sua competitividade.

Uma empresa de consultoria auxiliará você a fazer uma análise do cenário interno (dentro de sua empresa) e do cenário externo (mercado e concorrentes). E com base nesses dados formularão os objetivos a serem atingidos, como e quando realizar cada etapa. A todo momento analisam os resultados e elaboram novos planos de ação.

Quais as vantagens da contratação?

Profissionais adequados

Uma empresa de consultoria digital possui pessoas qualificadas e treinadas para realizar a tarefa. Isso resulta em processos mais produtivos e entregues nos prazos preestabelecidos, além de estratégias consolidadas e resultados mais eficientes.

Transmissão de conhecimentos

Cada etapa dos projetos a serem executados pela contratada é realizada em parceria com a contratante do serviço. Assim, além da empresa ter uma redução de custo significativa em não precisar contratar um funcionário para a função, ela poderá absorver informações valiosas que darão base para continuar realizando as ações de marketing.

Produção de campanhas eficientes

Devido à experiência das agências especializadas em marketing digital, a produção de campanhas será mais eficiente. Afinal, saberão identificar o público-alvo, definir quais são os seus interesses com mais precisão e utilizar os canais de comunicação mais adequados para cada objetivo traçado no planejamento estratégico.

Velocidade nas ações

Com a delegação de tarefas para terceiros, as atividades internas ganham mais atenção por parte da empresa, podendo priorizar aquelas que são importantes para cada área. As atividades transferidas também serão produzidas mais rapidamente, haja vista a experiência da equipe com o assunto. Isso gera mais produtividade e satisfação nos colaboradores.

Acompanhamento de métricas

As empresas especializadas dispõem de conhecimento teórico e técnico para definir quais as melhores métricas para cada campanha publicitária. Eles realizarão o acompanhamento das métricas para avaliar o desempenho das estratégias em tempo real, o que permite alterá-las para gerar melhores resultados.

Esses são apenas dos alguns dos benefícios que uma consultoria digital pode oferecer para a sua empresa. As ações sugeridas por ela também podem gerar competitividade, otimização de processos, fidelização e satisfação dos clientes e muito mais.

Como escolher uma consultoria digital?

Alguns cuidados básicos devem ser tomados ao contratar uma empresa especializada em marketing digital. O papel da consultoria não é fazer o trabalho, é orientar as empresas a delinear o caminho a ser percorrido até ao atingimento dos objetivos propostos. Não existem resultados milagrosos, por isso cada um deve fazer a sua parte.

Para encontrar uma agência especializada no assunto, busque orientação de empresas conhecidas ou indicações de amigos que já conhecem o trabalho prestado. Isso aumenta a sua confiança no trabalho da consultoria e evita o risco de aborrecimentos futuros.

Acesse a página nas redes sociais, sites e blogs para acompanhar informações extras. Muitas delas disponibilizam cases de sucesso ou depoimentos de clientes. Também há sites especializados na internet que mostram a satisfação dos clientes com determinadas organizações. Então aproveite para conferir a reputação das potenciais empresas de consultoria.

Antes de fechar a parceria, agende uma reunião. Conheça a equipe que realizará o trabalho, pergunte sobre os métodos de trabalho e quais são as etapas a serem percorridas. Apresente a situação de sua empresa e após a consultoria avalie qual foi o impacto gerado pelo serviço contratado.

O marketing digital é uma realidade dentro do contexto das empresas. É a nova maneira delas se relacionarem com os consumidores que estão cada vez mais presentes nas mídias e redes sociais. Ficar de fora desse mercado é comprometer o crescimento de sua marca em um ambiente competitivo.

O mundo tornou-se digital. Todos estão conectados. Em um mundo onde tudo muda rapidamente, você deve estar preparado para acompanhar essa transformação. Ter um plano de marketing digital bem delineado, e contar com o auxílio de uma consultoria digital especializada, garante a implantação de estratégias eficientes e melhora a imagem da sua marca na internet.

Caso queira saber mais sobre consultoria digital entre em contato com a nossa equipe PWI Web Studio.