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Prepare sua equipe e empresa para trabalhar com o Inbound Marketing

Beth Gaspar

Beth Gaspar

Sua empresa já trabalha com as técnicas do Inbound Marketing? Ele é uma estratégia do marketing digital que busca atrair as pessoas até o seu negócio por meio de conteúdos segmentados. Como essa estratégia tem demonstrado grandes resultados, empresas tradicionais investem cada vez mais nessa metodologia.

A transformação digital possibilitou que os consumidores modificassem seu comportamento, se tornando protagonistas das suas escolhas. Por isso, investir em novas técnicas é fundamental.

Mesmo que a sua empresa não possua colaboradores qualificados para atender essa demanda, é possível preparar a sua equipe e treiná-la para esse tipo de criação. Veja, neste post, como realizar essa preparação!

O que é o Inbound Marketing?

O inbound marketing baseia-se na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo para um público específico. O objetivo é conquistar a confiança do usuário, de modo que ele permita a comunicação por meio de e-mail, landing pages, blog posts e redes sociais.

Essa técnica é diferente do outbound marketing e marketing tradicional. Em vez de anunciar produtos e serviços diretamente aos clientes, o inbound busca construir um relacionamento e ser uma fonte segura de informações para o usuário. Dessa forma, o visitante se torna um consumidor potencial e, posteriormente, um cliente.

Essa metodologia possui 3 grandes pilares: SEO, marketing de conteúdo e estratégias digitais. Utilizá-la é importante, pois essa técnica permite que, com um baixo investimento, você atinja a sua persona. Além disso, o inbound melhora a percepção da sua marca perante o público e aumenta a visibilidade do seu negócio.

Por isso, é preciso capacitar os seus colaboradores para que todos possam criar ações que funcionem no ambiente digital.

Como preparar a sua equipe para trabalhar com essa metodologia?

Primeiramente, é preciso conversar com a sua equipe e mostrar a ela quais são as necessidades da sua empresa. Se os seus colaboradores trabalhavam com o mindset focado no ambiente offline, é preciso mudá-lo e encontrar novos modelos de atrair clientes.

Mesmo que você tenha uma agência de marketing, algumas ações internas precisam ser modificadas para que o processo flua. Todo projeto bem-sucedido começa com um planejamento.

Se você pretende inserir novas metodologias para a sua equipe, é interessante começar oferecendo palestras e cursos, incentivando os funcionários a compreender todo o processo.

Essa metodologia é dividida em algumas etapas e pode ser interessante indicar pessoas responsáveis para cada atividade. A seguir, mostramos alguns pontos que requerem atenção.

Geração de leads

O funil de vendas faz parte de uma das estratégias do inbound marketing. Dessa forma, é preciso criar ações que aumentem o tráfego do site para a manutenção do ciclo de vendas.

Relacionamento com o cliente

Os conteúdos criados no inbound servem para auxiliar a persona a chegar na solução de seu problema. Se antes eram extremamente comerciais, agora devem estreitar o relacionamento entre marca e clientela.

Planejamento de conteúdo

Nessa metodologia, o conteúdo é rei. Dessa forma, planejar com antecedência os materiais é fundamental. Deve-se definir temas, decidir quem vai escrevê-los e em quais mídias eles serão veiculados.

Processo de vendas

Se você ainda não possui um processo de vendas estruturado, isso será necessário com o inbound. A partir do momento que os leads começarem a entrar no seu negócio, eles precisarão ser gerenciados e abordados.

Se você já trabalha com uma agência ou está pensando em contratar uma para começar a criar ações baseadas no inbound marketing, é preciso entender como funcionam as etapas e quais são as responsabilidades internas, assim como as da agência.

Por exemplo, a agência é responsável por sugerir ideias, ações, tipos de conteúdos e verba de investimento. Entretanto, é obrigação do gestor aprovar as ideias e disponibilizar as verbas. Além disso, o trabalho de marketing de uma agência acaba quando o “lead quente” é passado para o setor comercial da empresa.

Portanto, a partir dessa fase será responsabilidade da marca entrar em contato com o cliente e finalizar a compra. É importante definir todos esses pontos antes de contratar uma empresa, para que no futuro você não tenha problemas.

Gostou do post? Em outro artigo do blog, falamos um pouco sobre marketing de atração, para que você entenda melhor as etapas do inbound marketing. Confira!