As técnicas de SEO são formas de ajudar uma página a aparecer no Google organicamente. O motor de buscas é o mais utilizado por usuários na internet e ter o seu site nas primeiras pesquisas é sinônimo de conteúdo de qualidade e tráfego para a sua página.
O inbound marketing busca vender mais por meio do conteúdo. A nova forma de fazer marketing abandonou as ações ultrapassadas do outbound e transformou as estratégias utilizadas. O inbound organiza uma série de ações necessárias para que o seu site se destaque frente à concorrência.
Neste post, você verá 5 estratégias de como melhorar o ranqueamento da sua página!
1. Marketing de conteúdo
Investir em marketing de conteúdo é investir no seu negócio em longo prazo. 70% das empresas já se convenceram de que o conteúdo é o futuro das vendas. Criar material rico e atrativo é uma maneira de engajar o público-alvo e aumentar a rede de potenciais clientes. É necessário que o seu site seja, primeiramente, uma fonte de informações para gerar uma percepção positiva e depois criar oportunidades de novas vendas.
2. Palavras-chave
As palavras-chave são os termos que definem o seu conteúdo perante o Google. É esse termo que o usuário colocará nas pesquisas para chegar até o seu site. Para ajudar nessa escolha, o keyword planner indicará quais palavras são mais buscadas, quais têm uma tendência maior no seu segmento e em qual vale a pena investir. Depois de definir essa palavra, você deverá trabalhar com ela na URL, nas imagens e de preferência 3 vezes ao longo do texto — dependendo do tamanho do conteúdo.
3. Otimização de imagens
Uma técnica importante, mas pouco utilizada, é a otimização de imagens. O Google ranqueia suas páginas por meio das palavras-chave. Os algoritmos identificam no texto as palavras-chave, inclusive na imagem.
Alt é uma definição utilizada em HTML para descrever uma imagem quando ela não é carregada no site. Todo arquivo de imagem tem um nome, o SRC, e toda imagem tem um texto alternativo, as chamadas tags alt. Por isso, é importante renomear as imagens com a palavra-chave. Quando o Google “ler” esse conteúdo, ele também identificará na imagem a palavra trabalhada naquele texto.
4. Links internos
Sempre que possível, você deve indicar outros artigos do seu site em novos posts. Os links internos também são importantes para melhorar o SEO de uma página. Esse tipo de linkagem aumenta a permanência do usuário no site, mostrando ao Google que aquele conteúdo é relevante e consistente.
5. Clareza e navegabilidade
O Google leva mais de 200 fatores em consideração para escolher quais páginas merecem destaque. Um deles é a navegabilidade e usabilidade das páginas. O seu site é responsivo? Ele tem call-to-actions claros? O usuário demora para encontrar o que necessita? O tempo de permanência mostra ao motor de buscas se o usuário encontrou tudo que precisa partindo de uma pesquisa.
Assim, como o inbound marketing, os resultados das técnicas de SEO requerem tempo para começar a trazer resultados, além do conhecimento. A ajuda de profissionais e agências especializadas encurtam esse processo e indicam se o trabalho está sendo bem feito ou não.
Comece hoje mesmo a investir nas técnicas para aparecer no Google! Se você quer mais dicas para aumentar as vendas, assine nossa newsletter.