Para realizar um trabalho bem-sucedido no ambiente digital é preciso ter um planejamento e objetivos de marketing claros. O marketing é um conjunto de estratégias que busca agregar valor às marcas, produtos e serviços. Além disso, ele melhora o relacionamento entre empresas e clientes, aumentando suas vendas e melhorando o branding.
É importante saber que antes de pensar nos resultados é preciso identificar as metas que vão auxiliar você nessa busca. Se quer saber quais os melhores objetivos e como defini-los, continue lendo este post!
Como criar objetivos claros?
Muitas vezes, temos várias ideias sobre o que precisamos fazer ou modificar, porém, não conseguimos definir o melhor meio para isso. Primeiramente, é preciso identificar os objetivos gerais do negócio e quais são os mais prioritários:
- atração de novos clientes;
- divulgação da marca ou produto específico;
- branding;
- construção de relacionamento com o cliente;
- fidelização;
- diminuição no valor da aquisição de novos clientes.
Para alcançar os melhores resultados, você precisa se dedicar apenas a alguns deles. É claro que toda empresa deseja conquistar todos esses objetivos, mas esse trabalho deve ser construído ao longo dos anos e não do dia para a noite.
Uma das formas de conseguir definir os objetivos é utilizar metas específicas e mensuráveis. Por isso, a metodologia SMART é uma boa forma de definir uma meta. Ela deve possuir as seguintes características:
- Specific — sua meta precisa ser específica;
- Measurable — ela precisa ser mensurável;
- Attainable — sua meta precisa ser atingível;
- Realistic — ela precisa ser realista;
- Timely — ela precisa ter um tempo de prazo para sua realização.
Ao definir e especificar os objetivos segundo essa metodologia, ficará mais fácil entender e mensurar os seus resultados.
Quais objetivos de marketing devo escolher?
Para ter bons resultados é preciso ter objetivos claros e bem definidos. Por isso, você deve começar criando um planejamento, propondo ações e fazendo o acompanhamento para, no final, obter resultados.
Alguns gestores ainda se confundem sobre o que é meta e o que é resultado. Meta é o tempo e o meio que serão utilizados para atingir determinado resultado. Exemplificando: a meta é a criação de promoções para aumentar a captação de clientes nos próximos 3 meses. O resultado será vender 100 mil reais nesse período.
Portanto, os objetivos de marketing ajudam você a escolher e reconhecer quais as melhores estratégias digitais para cada caso específico. Veja quais são os principais!
Reconhecimento de marca
Antes de comprar ou recomendar o seu produto, o cliente precisa conhecer e reconhecer a sua marca. Nesse caso, o objetivo do marketing será divulgar a sua empresa e torná-la reconhecida pelo seu público-alvo. Por meio de ações, como pesquisa de mercado, criação de persona, anúncios pagos e conteúdos focados no SEO será possível expandir a consciência de marca e trazer um novo público ao seu negócio.
Além disso, é muito importante preocupar-se com a identidade da marca, seja no ambiente online, seja no offline. É preciso que exista uma linearidade na identidade visual, fontes e cores para que o cliente consiga fazer uma identificação rápida sempre que se deparar com algum tipo de conteúdo.
Prezar pelo reconhecimento de marca também é escolher os canais certos de divulgação, bem como definir as melhores segmentações e público a ser atingido.
Geração de leads
Gerar leads é um objetivo importante para manter o funil de vendas ativo. Ele é o início da estratégia de marketing de conteúdo e propõe a criação de táticas para aumentar o tráfego de visitantes e convertê-los. A partir da entrada de novos visitantes você poderá construir fluxos de automação e nutri-los para que, ao final do ciclo, eles se tornem clientes.
Qualificação dos leads
Além de gerar novos leads, é preciso qualificá-los. Ao longo do funil de vendas é possível identificar quais são os usuários que mais engajam nos conteúdos e atribuir notas ou tags para cada um deles. Assim, o setor comercial saberá qual o melhor momento para abordar o lead e concluir a venda.
Para realizar uma qualificação, você precisa possuir bom conteúdo, fluxos de nutrição e coleta de dados. Normalmente, os sites já possuem abas de cadastro em newsletter e landing pages.
Essas portas de entrada são importantes para captar o maior número de dados possível do seu usuário. Mas, lembre-se: para exigir muitas informações do seu público você precisa oferecer vantagens proporcionais ao que está sendo pedido. Além disso, preocupe-se em construir conteúdos úteis à sua persona e crie fluxos de nutrição que eduquem os seus potenciais clientes.
Otimização do funil de vendas
O funil de vendas não é algo estático. Como ele é uma ferramenta que está em constante mudança, sempre recebendo novos leads e novos conteúdos, você precisa otimizá-la. Veja quantas landing pages estão ativas, como está a taxa de conversão do topo de funil, realize testes A/B e crie automações. Elas facilitam o trabalho e diminuem o tempo gasto com a nutrição de clientes recém-chegados.
Educação da persona
Quando um visitante chega a um site, ele ainda não conhece o seu produto e nem os seus serviços. Por isso, você precisa educar esse usuário para que ele se torne um cliente. Por meio do marketing de conteúdo será possível estreitar os laços e mostrar ao longo da jornada de compras quais são os seus diferenciais e qual o motivo para que usuário escolha a sua marca.
Além de criar conteúdo periodicamente, você precisa divulgá-lo. Os fluxos de nutrição são uma excelente forma de fazer isso, além dos posts patrocinados nas redes sociais. Essas ações aumentam o engajamento com o público e também melhoram a autoridade do site perante o Google.
Como analisar os meus objetivos?
Depois de definir os primeiros objetivos de marketing é preciso colocá-los em prática e analisá-los. Alguns são mais fáceis de serem alcançados do que outros. Eles podem ser desafiadores para a sua equipe e outros não serão possíveis de serem realizados.
É importante trabalhar com metas reais para que os colaboradores não fiquem desestimulados por nunca as alcançarem. Alguns gestores cometem o erro de cobrar resultados impossíveis e incoerentes ou, ao longo do processo, começam a cobrar resultados diferentes dos objetivos definidos.
Assim, reunimos os principais objetivos de marketing de um negócio nessa lista. Você pode optar por outras metas mais específicas e que tenham mais afinidade com o seu negócio. Mas, a ideia é que você entenda a importância de seguir uma ordem de processos para alcançar bons resultados.
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