Fazer site gratuito é uma boa alternativa para as empresas? Saiba que a resposta é não. Por vezes, essa pergunta passa na mente de gestores que querem iniciar um trabalho online, mas possuem um orçamento limitado.
De fato, a criação de um site é o primeiro passo para começar a desenvolver estratégias do marketing digital, e a opção de um site gratuito pode parecer uma ótima oportunidade para o seu negócio. Porém, a fim de crescer de forma profissional, sua marca não pode ficar exposta a alguns perigos.
Neste post, confira 5 riscos que um site gratuito esconde!
1. Falta de suporte
O suporte é algo fundamental para manter um site no ar. Já imaginou realizar uma promoção durante a Black Friday, seu site receber milhares de acessos e o servidor cair? Em uma situação dessas, você vai reclamar ou pedir ajuda a quem para solucionar o problema?
Além de serem limitados em suas funcionalidades, os sites gratuitos não oferecem suporte, manutenção preventiva ou qualquer outra ajuda de que você possa precisar. Caso não possua conhecimento de desenvolvimento web, então, definitivamente, é melhor optar por um site pago.
2. Poucas métricas
As métricas são a alma dos sites. Por meio delas, o analista verifica aspectos como número de acessos no site, quantidade de cliques e de conversões, produtos adicionados no carrinho, entre outros. Depender da plataforma do construtor limita o acesso aos dados de que você precisa, além de impossibilitar personalizações de métricas que fazem mais sentido para o seu negócio.
3. Sites não responsivos
Uma pesquisa realizada pela Adobe confirmou que 25 milhões de usuários no Brasil utilizam smartphones. Isso só reforça a importância de ter um site responsivo. Em termos gerais, um site responsivo é aquele que se adapta ao tamanho da tela do usuário, mantendo as mesmas opções disponíveis, seja no computador, no celular ou no tablet. Isso reforça a importância da construção de um site focado na experiência do usuário.
4. Falhas de segurança
Outro ponto importante é a segurança do site. Plataformas prontas não oferecem a segurança necessária para impedir invasões de hackers ou outros acessos maliciosos.
No momento em que se propõe a vender produtos ou serviços online, você deve garantir a segurança dos dados do consumidor. As informações deverão ser armazenadas na nuvem, com backups periódicos para que os dados não vazem ou sejam roubados.
5. Falta de domínio próprio
Segundo as estratégias de SEO, o blog é a ferramenta que concentra todos os conteúdos do seu domínio, além de ranqueá-los e indexá-los perante os buscadores. A autoridade digital da sua marca será construída com o fluxo de leads, de conversões no funil de vendas e do tráfego para o site. Sem um domínio próprio, todo esse trabalho será perdido.
Os domínios gratuitos podem parecer vantajosos no início, mas a cada estratégia que você tentar criar dentro da plataforma, perceberá que as funcionalidades não estão disponíveis ou geram custos para serem implementadas. Por exemplo, sem um domínio próprio você não poderá criar um e-mail personalizado com o nome da sua empresa.
Lembre-se ainda de que os provedores de sites gratuitos ganham dinheiro com a venda de espaços para anunciantes. Entrar em um site cheio de pop-ups e anúncios invasivos não gera credibilidade nenhuma à sua marca.
Depois de elencar todos esses motivos, ficou mais fácil perceber que o site é uma peça fundamental nas estratégias online e que não pode ser construído de qualquer forma, certo? A criação de um site deve ser encarada como um investimento e não como um gasto, pois, no longo prazo, o retorno chegará com o aumento do tráfego orgânico e das conversões.
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