Sua empresa se planeja anualmente? Saiba que muitas ações só apresentam bons resultados ao longo do ano, pois elas foram planejadas e pensadas com antecedência. O orçamento de marketing é um dos itens que devem ser analisados previamente, pois, na maioria das vezes, é o primeiro ponto a sofrer quando a empresa precisa cortar gastos.
Mesmo com um orçamento enxuto, é possível criar ações e estratégias que dão resultados. A melhor maneira é investir em tráfego orgânico e mídia espontânea e destinar a verba para ações que realmente necessitam de investimentos.
Trouxemos, neste post, algumas soluções para driblar o orçamento enxuto e continuar vendendo mais. Confira!
Quais são as soluções para um orçamento de marketing restrito?
Elaborar um planejamento de orçamento
Elaborar um planejamento de marketing não é simplesmente dizer quanto de verba a empresa tem disponível ou quanto você deseja gastar. Os gastos precisam ser documentados e calculados individualmente, para que seja realizada uma estimativa real. Eles devem estar vinculados aos objetivos da empresa e as métricas precisam ser acompanhadas periodicamente.
A melhor forma de fazer isso é analisar os gastos do ano anterior, verificar quais ações devem continuar, quais poderão ser cortadas e quais merecem mais destaque. Por exemplo, no caso dos investimentos online, é preciso destinar uma verba para os anúncios digitais e licenças de software. No caso dos investimentos offline, há a necessidade de verba para impressão e pagamento de prestadores de serviços.
Buscar parcerias
Buscar parcerias é extremamente importante para diminuir os custos do marketing. Veja 3 alternativas:
Guest posts
Sabemos a importância da criação de conteúdo para blogs no aumento do tráfego para os sites, e o guest post é uma alternativa para diversificar e aumentar o público leitor. Além disso, esse tipo de postagem ajuda no link building mostrando relevância do seu post perante os buscadores.
Parcerias com os influenciadores
Identificar influenciadores do seu nicho e propor ações com eles pode ser muito mais vantajoso do que você imagina. Por mais que esse mercado esteja saturado, ainda existem bons influenciadores com números de audiência invejáveis. Para começar, proponha parcerias com envio de produtos ou pequenas inserções no Stories do Instagram.
Parceria com agência especializada
Por vezes, o erro está, justamente, em tentar economizar não contratando uma agência de marketing. A experiência de mercado e os profissionais qualificados podem elaborar estratégias que, ao final do processo, terão reduzido os custos do marketing.
Fazer co-marketing
O co-marketing é um outro tipo de parceria que apresenta muitos resultados. A ideia é construir ações e divulgações com a força de duas empresas que têm públicos semelhantes.
Imagine que a sua empresa está organizando um evento para o lançamento de uma nova bebida, mas não tem o budget necessário disponível. Em contrapartida, uma empresa de snacks está relançando a sua marca com uma nova identidade visual e precisa de um evento do setor para fazer a divulgação. Unindo as duas empresas será possível ampliar o budget, os canais de divulgação e os públicos impactados.
Selecionar canais de mídia
Comparando os valores dos anúncios realizados no ambiente online com os anúncios offline, a primeira opção é muito mais acessível. Em mídias tradicionais, é preciso ter um valor alto disponível para começar a investir. Já no caso da internet, o Facebook Ads e o Google Adwords não apresentam valores mínimos de investimento.
Conhecendo os hábitos e as preferências do seu público-alvo será mais fácil analisar quais canais de mídia ele mais consome e focar neles as verbas disponíveis para divulgação dos conteúdos. Além disso, existem várias ferramentas gratuitas que podem auxiliar na mensuração dos resultados dos anúncios, como o Analytics do Adwords ou o Fanpage Karma, que classifica a qualidade da sua página do Facebook.
Utilizar outras metodologias
A redução de custos requer muita criatividade. Se você continuar fazendo o que sempre fez, os resultados serão sempre os mesmos. Por isso, inovar é a palavra-chave! Comece a testar outros tipos de metodologias no seu negócio.
Uma forma de criar engajamento sem aumentar os custos de produção é incentivar a criação de conteúdo por parte dos clientes. Esse tipo de conteúdo gera mais interação, pois o público percebe que é um conteúdo verdadeiro. Crie hashtags para incentivar as postagens dos usuários, ofereça descontos para quem postar uma foto no estabelecimento e realize sorteios para os usuários mais ativos.
Além dessa forma, outra metodologia que tem apresentado bastante resultado, a médio e longo prazo, é o inbound marketing. Falaremos mais sobre ele no próximo tópico.
Por que utilizar o inbound marketing?
O inbound marketing é uma estratégia que se baseia na atração do cliente. A ideia é criar e compartilhar conteúdos úteis à persona, para conquistar o interesse dela, criando um canal de comunicação direto e estreitando os laços de relacionamento.
Isso significa que o potencial cliente não será interrompido com conteúdos, e sim será atraído por eles. Essa metodologia é uma solução para empresas que possuem orçamentos limitados, pois, uma vez que o conteúdo é postado, ele será indexado e ficará disponível na internet por tempo indeterminado. Ou seja, esse conteúdo que custou um determinado valor para ser criado poderá atrair clientes e gerar conversão milhares de vezes.
Além disso, construindo um funil de vendas para o seu negócio será possível segmentar o público e incentivá-lo a passar para as próximas etapas. Ao criar e divulgar conteúdo para topo, meio e fundo de funil, você estará criando conteúdo rico e que manterá a geração de leads da empresa. A automação de marketing é uma estratégia que ajuda a organizar e otimizar essas ações.
Percebemos que há vários tipos de ações de marketing disponíveis para aumentar as vendas sem, necessariamente, aumentar os investimentos. Atingir o sucesso requer planejamento, conhecimento e disponibilidade. Além de conhecer muito bem a sua persona, conheça a sua empresa, os processos e a sua equipe, pois são eles que colocarão em prática todas as ideias propostas.
Agora que você já aprendeu sobre as opções no orçamento de marketing, que tal baixar o nosso e-book e aprofundar os seus conhecimentos sobre o inbound marketing?