Você já construiu a presença on-line da sua empresa mas sente que ainda não alcançou os resultados esperados? Isso ocorre porque, com o crescimento do marketing, é preciso ir além dos passos básicos para se destacar na web e manter os lucros em evolução.
Para isso, é importante conhecer as práticas de otimização de sites. Seu objetivo é garantir a satisfação máxima de cada visitante, enquanto oferece a melhor versão possível de cada detalhe, como leiaute, produção de conteúdo, divulgação e velocidade de acesso.
Então mãos à obra: confira, a seguir, como melhorar a navegabilidade do seu site e, por consequência, ampliar as vendas do seu empreendimento ao conquistar e fidelizar mais clientes. Acompanhe!
1. Invista em conteúdo relevante
Quando as páginas de pesquisa reconhecem um endereço on-line como um domínio de autoridade, as chances de subir nos resultados e alcançar o topo aumentam. O melhor caminho para isso é produzir conteúdo relevante para o público-alvo da marca. Assim, o site passa a ser visto como significativo e confiável em sua área de atuação.
2. Mantenha as postagens atualizadas
Para que a otimização de sites seja eficiente, não basta observar a relevância dos conteúdos: é preciso manter os posts atualizados e frequentes. Isso permite que os visitantes criem o hábito de retornar em busca de novidades sobre os assuntos tratados e, por fim, desenvolvam um vínculo com a empresa.
3. Valorize a experiência do leitor
Para oferecer a melhor experiência aos usuários, observe os seguintes aspectos:
- velocidade da página: o acesso lento é penalizado pelos mecanismos de busca e pode afastar o consumidor. Por isso, busque manter o site rápido;
- acesso móvel: lembre-se de ter um site responsivo, ou seja, que possa ser lido em qualquer dispositivo e em diferentes tamanhos de tela;
- imagens: fotos, vídeos e ilustrações ajudam a melhorar o leiaute e complementam o texto;
- escaneabilidade: permita que o leitor encontre facilmente o que procura, com o uso de subtítulos, negritos e itálicos.
4. Explore a indexação semântica latente (LSI)
Trata-se de uma ferramenta utilizada pelo Google para identificar padrões em palavras. Como considera as variações da palavra-chave, os conteúdos não precisam repetir um termo específico para mostrar o tema principal. É uma ótima alternativa para produzir materiais mais fluidos e ainda melhorar o ranking do site.
5. Faça link building
Para completar a otimização do site, use links para outros posts do blog em cada novo texto. Assim, o conteúdo passa a ser avaliado como confiável e relevante. Além disso, essa prática amplia a visibilidade de outras publicações e permite que o usuário leia mais sobre o tema.
Com essas cinco práticas fáceis de otimização de sites, você pode começar a reformular a página da sua empresa agora mesmo e ver os resultados em pouco tempo. Para acompanhar a diferença, guarde os dados atuais de visitação do domínio e acompanhe a evolução a cada dia.
Veja também as estratégias recomendadas para fazer o seu site aparecer no Google.
Outra ação importante para melhorar a produtividade e o crescimento é investir na integração de sistemas e sites dentro da organização. Saiba mais sobre ela neste post!