Todo empreendedor sabe que o marketing é fundamental para desenvolver estratégias e aumentar as vendas de uma empresa. Mas, com os avanços da internet e as mudanças na forma de consumir serviços e produtos, algumas dúvidas surgem sobre qual o melhor método utilizar: marketing offline ou marketing online.
Saiba que a melhor opção é encontrar um ponto de equilíbrio entre as duas estratégias e utilizá-las de forma complementar no seu negócio. Pensando em te mostrar como esse equilíbrio funciona, este artigo traz algumas dicas de como unir os dois processos, a fim de gerar mais vendas e visibilidade para a sua empresa.
Marketing offline x marketing online: quais as diferenças?
O marketing offline pode ser considerado como o modelo tradicional de venda. Apesar de ter sofrido transformações ao longo dos anos, essa modalidade ainda é utilizada (de forma satisfatória) por muitas empresas. Porém, com a alteração dos hábitos dos consumidores, ficou difícil que as marcas se mantivessem fora da rede por muito tempo. Veja as principais diferenças:
Marketing offline
Esse modelo traz fundamentos importantes que são utilizados em várias esferas do marketing digital. Philip Kotler é um especialista em marketing e construiu uma série de conceitos que foram trabalhados, primeiramente, no ambiente offline. Os 4 P’s do marketing, marketing 1.0, 2.0, 3.0, 4.0 e storytelling são algumas das estratégias que funcionam em um ambiente online somente porque já foram testados e avaliados antes.
A forma mais conhecida do marketing offline é a publicidade. É por meio dela que empresas oferecem produtos, serviços e informações ao consumidor por meio de canais de comunicação em massa, com fins comerciais.
Os mais conhecidos são:
- busdoor, outdoors;
- panfletos e encartes;
- anúncios em jornais e revistas;
- anúncios em rádio ou televisão;
- mala direta.
Além dessas formas, o marketing offline também está presente em feiras e eventos, lojas físicas e pontos de venda e com os vendedores de campo e representantes. É importante lembrar que há muitos casos em que as vendas começam a ser realizadas no ambiente online, mas, pela complexidade do produto ou serviço — como no caso do B2B — as negociações acontecem no ambiente offline.
Marketing online
O marketing online ou marketing digital é realizado por meio de estratégias que são construídas na internet. Atualmente, existem várias ferramentas e técnicas para utilizá-lo. Uma das modalidades é o inbound marketing que alterou a forma como empresas e consumidores se relacionam.
Se antes a marca era responsável por chegar até o cliente com promoções e produtos, hoje, o usuário procura, pesquisa e julga, por conta própria, qual a melhor opção para a sua necessidade.
O marketing digital ganhou muitos adeptos por várias razões, entre elas: utiliza meios não-invasivos para se conectar ao consumidor, é acessível a todas as empresas, menor custo comparado com o marketing tradicional, possui métricas e KPI’s de análises de resultados.
Veja as principais ferramentas utilizadas:
- sites;
- blogs;
- redes sociais;
- e-mail marketing;
- anúncios;
- vídeos;
- landing pages.
Como encontrar o equilíbrio e integrar as ações?
Para encontrar o equilíbrio das duas técnicas é preciso conhecer a persona da empresa, analisar as necessidades desse público e depois criar um planejamento, incluindo as ações necessárias e as verbas disponíveis. O mais recomendado é que as organizações criem planejamentos anuais com todas essas ações elencadas.
Dessa forma, fica mais fácil organizar e delegar atividades.
Para integrar as ações é necessário mensurar as táticas que já deram certo e reconhecer quais ainda não foram testadas. Por exemplo, a integração acontece quando empresas colocam as redes sociais da marca nas embalagens dos produtos.
Essa conexão amplia o contato do usuário com a marca, que não acabará quando o produto já tiver sido consumido. Outra forma de integração é a disponibilização de promoções em QR Codes nas embalagens ou a divulgação de cupons nas redes sociais que devem ser apresentados nas lojas físicas.
Portanto, vale dizer que o marketing offline ainda tem muito espaço no mercado. Em conjunto com táticas online, ele estimula consumidores à compra e reforça o posicionamento do produto.
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