A sua empresa sabe trabalhar com o funil de vendas? Como os setores de vendas e marketing trabalham para aumentar os resultados? O funil de vendas é uma das metodologias utilizadas no Inbound Marketing que integra as áreas de marketing e vendas. Ele mostra que a partir dos conteúdos e estratégias certas é possível atrair usuários até o seu site para que eles se tornem consumidores.
Neste post, você aprenderá o que é e como utilizá-lo em seus procedimentos.
O que é o funil de vendas?
O conteúdo do Inbound Marketing leva dois fatores em consideração: a persona da empresa e a etapa do funil de vendas. O funil mostra cada passo dado pelo consumidor até o fechamento de uma compra. Ele indica o caminho percorrido por um visitante, que se transforma em lead, e, por fim, um comprador.
A analogia é feita com um funil porque a entrada de visitantes é muito maior do que a conversão de vendas. As etapas são importantes, pois, dessa forma, há uma seleção dos leads que realmente estão prontos e se encaixam no perfil da persona.
Como utilizar o funil de vendas?
O conteúdo é uma parte importante no Inbound, pois é ele que impele o usuário para a próxima etapa. Por isso, no funil de vendas há 3 fases, topo, meio e fundo, e cada etapa exige um tipo de conteúdo específico.
Topo de funil ou fase de atração
O topo do funil é a primeira fase da jornada do lead e a com maior tráfego de visitantes. Nessa etapa, o lead é chamado de visitante e ainda não sabe o problema ou a necessidade que tem. O usuário não busca por nenhum produto específico e, por isso, é preciso criar um conteúdo que faça com que ele descubra uma necessidade ou interesse na empresa. Quando esse desejo é despertado, o visitante avança para o meio do funil.
Os conteúdos dessa fase devem ser voltados para atrair o visitante e aumentar o tráfego do site. Os mais utilizados são: campanhas no Facebook ou Instagram, e-books, webinar e posts no blog.
Meio de funil ou fase da consideração
O objetivo do meio do funil é converter os visitantes em leads. Nessa fase, o visitante já descobriu que tem uma necessidade e está em busca de solução. Quando ele começa a seguir uma empresa nas redes sociais, assina a newsletter e engaja em publicações, logo, já se torna um lead e está apto a receber conteúdos daquela marca. O lead quer adquirir um produto ou serviço, mas ainda precisa pesquisar mais para contratá-lo.
Por isso, nessa etapa, a empresa deve gerar um conteúdo valioso e útil. Se o lead já reconhece uma necessidade, mas ainda está com dúvidas, a empresa deve tentar saná-las para que ele evolua para a terceira etapa e finalize a compra.
Essa fase busca aumentar o número de cadastros e as melhores ferramentas para isso são landing pages, formulários, call-to-action, chat e posts blogs com conteúdos mais completos.
Fundo de funil ou fase da conversão
Normalmente, é o setor de vendas que fica responsável por essa etapa. O objetivo no fundo de funil é converter o visitante, ou seja, fechar a compra. Se o usuário sabe da necessidade que tem e enxerga na sua empresa uma opção, os conteúdos de fundo de funil deverão dar a certeza ao lead de que a sua marca é a melhor escolha.
Nessa fase, os conteúdos deverão ser mais assertivos e tratar dos diferenciais do seu negócio: e-mail marketing com promoções, reuniões e posts blogs são conteúdos sugeridos.
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