Search Engine Marketing (SEM): o que é como potencializar o SEO?

O que é Search Engine Marketing (SEM)Muitos gestores já se depararam e compreendem a sigla SEO — search engine optimization —, mas poucos sabem o que é o Search Engine Marketing (SEM). Apesar de terem significados parecidos, cada conceito refere-se a uma estratégia particular do marketing digital.

O Search Engine Marketing é um conjunto global de técnicas que é utilizado nos mecanismos de buscas como Google e Bing para realizar ações para uma empresa. Suas estratégias englobam as táticas de SEO, palavras-chave, estruturação do texto, qualidade da página, links patrocinados, entre outros.

Veja neste post quais as estratégias desenvolvidas e como realizá-las!

As estratégias desenvolvidas no SEM

Uma das fontes de informações mais utilizadas pelos brasileiros é a internet. Os dados da pesquisa realizada pela Predicta apontam que 90% dos usuários utilizam o Google como fonte principal de buscas. Por isso, para suprir essas demandas, surgem as técnicas que melhoram os resultados das pesquisas e promoções na internet, ou seja, o marketing de mecanismos de buscas.

Essas estratégias dividem-se em dois formatos: gratuitos como o SEO e pagos como os links patrocinados. Entenda mais sobre eles.

SEO

O SEO é uma das técnicas mais conhecidas e utilizadas no marketing. Ela consiste em reunir estratégias que auxiliem na criação de conteúdo relevante para atrair o usuário de forma orgânica até a página desejada.

Ou seja, além de criar um conteúdo de qualidade, o texto baseado no SEO leva outros fatores em consideração, como o uso de palavras-chave, links internos e externos e escaneabilidade.

Ao identificar todos esses fatores e mensurá-los, o Google ranqueia cada página segundo a sua relevância. Veja alguns fatores que são analisados.

Palavras-chave

A escolha das keywords é fundamental para que o texto tenha um bom resultado. Antes de construir o texto, é possível analisar a recorrência de busca de cada palavra através do planejador de palavras-chave do Google ou em outros sites. Essa fase é importante, pois se a palavra pesquisada tiver um alto índice de procura, mais difícil será ranquear o seu texto na primeira página de busca. Dessa forma, escolher uma palavra-chave menos buscada ou um termo maior pode ser uma opção.

Escaneabilidade

Escrever um texto escaneável também faz parte do SEO. Textos escaneáveis permitem que o leitor faça uma leitura dinâmica e absorva os pontos principais apresentados. Com a imensa disponibilidade de conteúdos na internet, aqueles que possuem a melhor experiência de leitura para o usuário se destacam.

Estrutura do texto

A utilização das palavras-chave em quantidade certa e nos locais estratégicos também impulsionam um conteúdo para a página principal. O título, subtítulo, tag e metatag são locais primários onde elas devem aparecer. Além deles, elas também precisam ser bem distribuídas ao longo do conteúdo.

Qualidade do site

O algoritmo do Google consegue fazer uma pesquisa aprofundada no seu site. Por isso, além de construir um texto seguindo as regras de SEO, todo o site também precisa ter um layout agradável, possuir boa navegabilidade, ser responsivo e ter um carregamento rápido.

Links internos e externos

Os links também são analisados para melhorar o ranqueamento de uma página. As citações realizadas para outros posts do blog ou para páginas externas também influenciam no posicionamento, cada uma com um peso diferente. Ou seja, quando a sua página é citada por outro site, o Google entende a relevância do seu conteúdo e indica ele para outros usuários.

Tráfego e permanência no site

Outra métrica analisada é o tráfego de um site. Se a sua página tem muitos visitantes, o buscador analisará esses dados como algo positivo. Porém, o tempo de permanência do usuário também será levado em consideração. Nesse caso, é preciso que o conteúdo seja útil e relevante para que o lead passe mais tempo naquele domínio.

Links patrocinados

Os links patrocinados também fazem parte das estratégias do Search Engine Marketing. Nesse caso, os anúncios são construídos em ferramentas de mídias paga como o Google Ads.

É possível identificar na primeira página do Google quais conteúdos são pagos e quais são resultados provenientes do SEO. No caso do link patrocinado, eles aparecem antes e depois dos resultados orgânicos com uma sinalização indicando que se trata de anúncio.

Os links patrocinados apresentam uma variedade de criação, exibição e cobrança. Eles podem ser exibidos diretamente na busca do Google ou em sites parceiros. Além disso, a plataforma oferece uma possibilidade ampla de segmentação de público e variação no tipo de cobrança, podendo ser por cliques, exibição dos links, conversões ou impressões.

A técnica é bem interessante e acessível, afinal, é possível começar a investir na plataforma mesmo com pouca verba disponível.

Portanto, é recomendado que as duas técnicas sejam utilizadas concomitantemente. Cada tipo possui um objetivo específico e, por isso, eles precisam ser trabalhados juntos. No caso dos links patrocinados, é possível obter resultados de curto e médio prazo para clientes de fundo de funil. Os resultados podem ser interessantes, mas serão passageiros caso a verba investida não seja mantida.

Já as técnicas de SEO apresentam resultados de longo prazo, pois são mais duradouros. Por exemplo, um texto bem escrito e bem ranqueado pode ficar entre as primeiras buscas do Google durante meses.

A importância de terceirizar esse serviço

Atualmente, são realizadas mais de 2,3 milhões de pesquisas no Google a cada segundo. Por isso, não há dúvidas de que é preciso estar presente nos resultados dos motores de busca. Muitos gestores tentam realizar algumas ações por conta própria, mas acabam desperdiçando tempo e dinheiro nessa tentativa.

Terceirizar esse serviço pode ser uma alternativa interessante para conquistar mais resultados. Como explicamos ao longo do texto, esses processos requerem conhecimento especializado e expertise para um melhor resultado.

Assim, procurar agências e parceiros que desempenham essa função auxiliará no desenvolvimento das suas estratégias de marketing, bem como atrairá novos clientes ao seu negócio.

A vantagem da terceirização é que você terá a segurança de que o trabalho será desenvolvido da melhor maneira. Além disso, a agência contratada disponibilizará relatórios e dados que mostram o desempenho do trabalho e as perspectivas para as próximas ações.

Por isso, para obter um bom resultado no meio digital é preciso trabalhar as técnicas desenvolvidas no Search Engine Marketing. Se você está à procura de uma agência parceira para gerar leads, tráfego e vendas para o seu site, entre em contato com a PWI Web Studio.

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