Saiba quanto demora para criar um site desde a ideia até a entrega

Quanto demora para criar um siteVocê sabe quais são os passos para criar um site? Esse processo possui várias fases e começa com o planejamento e finaliza com a aprovação do cliente. Muitos gestores acreditam que a criação de um site seja algo simples e, por isso, optam por opções gratuitas, o que pode ser um erro.

A criação de um site exige estudo da marca, da persona, escolha de cores e fontes e necessidades do cliente. Além disso, ela envolve toda a equipe da agência, pois o trabalho começa com o setor de atendimento e passa pela criação, planejamento e programação.

Quer conhecer mais sobre esse processo? Então continue a leitura deste post!

A importância de um site nas estratégias digitais

A sua empresa já possui um site ou está presente apenas nas redes sociais? Segundo uma pesquisa realizada em 2016, apenas 57% dos negócios apresentavam um site. É bom que você saiba que esse resultado é considerado baixo, pois o site tem um papel importantíssimo na melhora do SEO, do Inbound Marketing e no aumento das vendas.

É possível dizer que o site é a espinha dorsal das estratégias digitais, já que é por meio dele que a maioria das ações serão criadas. Portanto, seja para melhorar o branding, melhorar o posicionamento orgânico ou lançar um novo produto, ele será o elemento principal dessas ações.

Etapas do processo de criação de um site

Definição do escopo do projeto

Nessa fase, o atendimento tem o primeiro contato com o cliente e explica para ele como é a criação de um site, quais são as etapas e apresenta as propostas. Depois, é realizado um briefing, que é um resumo geral do que o cliente gostaria que tivesse no site. Quanto mais explicado e detalhado for esse documento, melhor será a execução do projeto.

Criação do layout

É nessa etapa que o setor de criação começa a desenvolver a parte estética do projeto. Depois das informações iniciais, os criadores de conteúdo e os designers poderão analisar as expectativas do cliente em relação às tendências do mercado, segmento e necessidades da marca.

Assim, é possível criar uma identidade visual alinhada à que já existe e manter cores e fontes. Normalmente, é criado mais de uma opção de layout para a escolha do cliente com variedade de número de banners, posicionamento de fotos e outros detalhes que serão aprovados.

Aprovação

Essa etapa não é a aprovação definitiva do projeto, uma vez que apenas o layout está configurado. Isso significa que, nessa fase, o cliente aprovará a parte estética e visual do projeto. As funcionalidades, itens clicáveis e sistema de gerenciamento só serão implementados depois da programação.

A partir do momento em que o gestor aprova o layout, ele afirma que aquela opção é a escolhida e, por isso, outras alterações visuais não poderão ser mais realizadas. Depois dessa aprovação, uma mudança estética acarretaria em uma modificação na programação que poderia atrasar a entrega e aumentar os custos do projeto.

Desenvolvimento e programação

O site só será materializado quando as equipes de desenvolvimento e programação começarem essa etapa. São eles que traduzirão tudo que foi pensado visualmente para a linguagem de códigos.

Essa parte pode ser a mais demorada, pois requer o trabalho de várias pessoas e vários testes para cada aba e exibição.

Elaboração de testes e aprovação final

A elaboração de testes é a fase final do processo. Os programadores testarão diversas opções, colocar o site online e simular todas as funcionalidades. Se tudo funcionar bem, o site será apresentado para o cliente, que fará a aprovação final.

Depois disso, é preciso preencher o site com conteúdo e produtos. Como cada caso possui uma particularidade, o tempo da produção de um site pode variar. Projetos pequenos podem demorar cerca de 30 dias enquanto os de médio porte 45 e os de grande complexidade até 60 dias.

Portanto, como você pode perceber, criar um site é um processo que exige organização e planejamento. Ele precisa ser personalizado tanto com as necessidades da sua marca quanto  com as necessidades do seu cliente.

E aí, gostou do conteúdo do post? Quer aprender mais? Então agora entenda tudo sobre a manutenção do site e porque ela é importante!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Contato

Siga-nos

Copyright © 2017 PWI Web Studio - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio