O que é o Inbound Sales e sua relação com o sucesso do Inbound Marketing?

o que e o inbound salesO relacionamento entre consumidores e empresas modificou-se com a chegada da internet. A partir disso, houve uma necessidade de alterar a maneira de vender produtos e serviços. Então surgiu o inbound sales — mas você sabe o que é o inbound sales e para que serve?

Acompanhe a leitura e aprenda sobre essa abordagem, os principais benefícios de adotá-la e como fazer a migração.


O que é o inbound sales

O inbound sales consiste em ações para que a empresa seja encontrada pelos consumidores de maneira menos invasiva. Isso pode ser feito por meio de blogs, redes sociais, e-mail marketing e outras estratégias de marketing no ambiente virtual.

Já os processos de vendas tradicionais, como outbound sales e inside sales, são mais intrusos, pois suas estratégias consistem em abordar diretamente o cliente, seja por meio e-mails spams, links patrocinados, vendas porta a porta, telefone, revistas e jornais.

Por que adotar essa estrutura de vendas

Veja quais são as vantagens do inbound sales em relação aos demais métodos de venda.

  • os custos são menores, pois não há gastos com hospedagem, transporte e alimentação para que os vendedores trabalhem externamente;
  • a tecnologia facilita a busca por informações necessárias e aumenta as possibilidades de concluir mais vendas;
  • a mensuração de novos e potenciais clientes é mais eficiente, pois é um ambiente controlável;
  • a jornada de compra é mais rápida, pois os leads estão mais qualificados e isso permite que o processo de venda diminua;
  • o processo de compra é mais dinâmico, pois o cliente vai até a empresa e abre espaço para uma interação direta.

Como migrar para o inbound sales

Não existe uma regra definida para a adoção do inbound sales. Por isso, apresentaremos as etapas mais importantes para que funcione corretamente.

1. Desenhe o perfil de seu cliente

Antes de tudo, conheça bem o seu mercado. Compreenda as reais necessidades dos consumidores e saiba como a sua empresa pode atender a essas necessidades. Com base nessas informações, você será capaz de desenhar o processo de compra.

2. Descreva a jornada de compra

Mapeie todo o percurso realizado pelo consumidor, desde o momento em que realiza a primeira visita ao seu site até tornar-se cliente. Utilize o funil de vendas – aprendizado, consideração e decisão – para entender quais são as etapas que um consumidor faz até efetivar uma compra.

3. Elabore o processo de venda

Com base nas etapas da jornada de compra, elabore as ações mais adequadas para chamar a atenção dos consumidores. Para isso, encontre os seus potenciais clientes utilizando ferramentas da internet, como redes sociais e sites de buscas.

A maneira como o marketing aborda o cliente fará com que o vendedor tenha sucesso no processo de vendas. As mesmas preocupações com os consumidores durante a construção de estratégias de inbound marketing devem existir também no momento da venda.

4. Utilize o inbound marketing

São as estratégias definidas para atrair o visitante, convertê-lo em lead, levando-o até a efetivação de uma compra e encantando-o por meio de conteúdos relevantes. Cada conteúdo produzido deve estar alinhado com a jornada de compra de modo a garantir a eficiência de todo o processo de venda.

5. Coloque em prática

Como fazer isso dar certo? Os leads que estão quase no final no funil de vendas devem ser contatados o mais rápido possível. É importante aproveitar esse momento, pois eles ainda lembram de sua marca e estão interessados em realizar uma compra.

O mais importante é o vendedor procurar a melhor solução para o lead. Não basta apenas querer vender um produto ou serviço se esses não atendem a necessidade do consumidor. O foco no inbound sales é sempre o sucesso do cliente.

Agora que você já sabe o que é o inbound sales, está na hora de colocar em prática! Visualize o processo de venda com foco nos consumidores de forma individual e aproveite para alinhar o time de marketing e vendas e, assim, garantir melhores resultados organizacionais.

Agora, que tal você conferir quais sãos os serviços oferecidos por uma agência de marketing digital? Boa leitura!

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