O que é geomarketing e como usar a localização do cliente em campanhas?

O que é geomarketing e como usar a localização do cliente em campanhasUma das principais estratégias desenvolvidas no planejamento do marketing digital é o desenvolvimento da persona de uma empresa. Ao investir em ações que ajudem a construir esse personagem fictício, é possível conhecer e abordar melhor os potenciais clientes. O geomarketing é uma dessas ferramentas que possibilita conhecer consumidores por meio da tecnologia de localização.

Com as novas tecnologias, essa análise de mercado possibilita a criação de soluções mais inteligentes e com um custo menor. Ou seja, ao descobrir as necessidades dos usuários, é possível atendê-las de forma mais acertada, utilizando informações geomercadológicas (indicadores econômicos, demográficos e de consumo).

Se você se interessou pelo assunto, continue lendo o texto para saber mais!

Geomarketing: o que é?

Geomarketing é um conceito que foi criado para descrever estratégias de empresas a partir da análise das características do público de uma região. Assim, era possível, por exemplo, verificar áreas mais promissoras para abertura de uma loja física ou bairros em que um produto vendia mais que outro.

Com o passar do tempo esse conceito foi ampliado e, atualmente, geomarketing refere-se também às estratégias de marketing que englobam a inteligência sobre localização com o objetivo de otimizar campanhas e atingir o público certo.

A partir do crescimento do uso da tecnologia, é possível extrair o endereço de IP ou o endereço do GPS ativado no celular e oferecê-los para as marcas. Esses dados conseguem traçar informações sobre o perfil, comportamento e interesses da persona.

Você pode estar pensando que não faz parte desse time, pois mantém o seu GPS desligado, certo? Na verdade, não é bem assim. Por meio do big data é possível organizar as informações espalhadas na internet e todas elas viram base de dados para as empresas.

Por exemplo, se você faz um check-in em um restaurante, publica uma foto no Instagram e marca a localização ou usa uma hashtag específica de um local, está contribuindo para que as empresas conheçam seus hábitos e interesses. Portanto, o geomarketing é uma forma de otimizar campanhas, para que anúncios, conteúdos e notificações sejam mostradas para o público mais relevante.

Geomarketing: como usar?

O geomarketing se divide em algumas estratégias. Além de estabelecer ações que ajudam a encontrar novos pontos de venda, ele também aproxima empresas dos seus clientes.

Esse é o caso do aplicativo Waze que foi criado para auxiliar motoristas a encontrarem melhores rotas e localizações mais acessíveis. Em contrapartida, o app utiliza esses dados para a veiculação de anúncios de marcas que estão ao redor do usuário. A seguir, você vai conhecer outras utilizações.

Geotargeting

O geotargeting é uma das maneiras mais conhecidas e utilizadas de realizar o geomarketing. Essa estratégia busca segmentar públicos de acordo com a sua localização. Dessa forma, é possível criar anúncios no Google Ads ou Facebook Ads, por exemplo, para que sejam exibidos para públicos específicos naquela localidade, região, bairro ou raio de distância.

Essa ferramenta é importante, uma vez que muitas empresas que anunciam na internet são negócios locais ou que atendem apenas em lojas físicas. Logo não há sentido em exibir aquele anúncio para moradores do país todo. Portanto, essa segmentação auxilia na obtenção do público certo e economiza verba de investimento.

Geofencing

O Geofencing é a estratégia que permite que marcas ofereçam conteúdos em tempo real de acordo com a movimentação do usuário, baseado no GPS. Você já deve ter percebido que muitos aplicativos pedem a permissão do uso da localização no momento em que são baixados. Isso ocorre, pois as marcas precisam saber onde o usuário está para enviar a oferta exata para ele.

Dessa forma, quando o dispositivo entra em uma área demarcada pela empresa, o usuário receberá um conteúdo de notificação no celular, e-mail, anúncio ou SMS. Uma das empresas que utiliza essa estratégia é o Google. Os usuários do Google Maps recebem indicações de restaurantes e lojas sempre que fazem alguma busca no aplicativo.

Essa estratégia também pode ser utilizada por negócios locais, para atrair novos clientes. A loja tem a opção de criar um aplicativo próprio e sempre que usuários passarem perto do local, promoções exclusivas e descontos serão disparados via notificações.

Geotagging

Outra maneira de analisar os dados de localização dos usuários é por meio do geotagging. A maioria dos usuários do Facebook e Instagram utilizam a marcação da localização no momento em que fazem uma publicação. Isso ocorre em viagens, idas a novos estabelecimentos ou eventos corporativos.

Essa modalidade de publicação é espontânea, mas é importante que a empresa ou marca tenha os seus dados atualizados nas redes sociais com localização, endereço completo e horário de funcionamento. Assim, quando outros usuários virem a publicação e clicarem no endereço, eles vão receber mais informações e vão conhecer melhor a sua marca.

Além disso, essas informações são um termômetro importante para as marcas conhecerem melhor o seu público e compreenderem os feedbacks sobre as experiências do usuário. Uma forma de incentivar essas postagens é oferecer descontos e ofertas para aqueles que utilizarem uma localização específica ou uma hashtag.

Check-ins

Como já citamos, os check-ins também são estratégias utilizadas no geomarketing. Ao fomentar a utilização dos check-ins, a marca estará aumentando o engajamento espontâneo e criando uma nova rede de público que poderá conhecer a empresa.

Para aumentar o número de check-ins a marca pode oferecer uma oferta, desconto, produto exclusivo, um brinde ou acesso ao Wi-Fi para aqueles que realizarem essa ação. O Foursquare, por exemplo, é uma rede geossocial que permite que o usuário indique onde se encontra e procure contatos próximos ao seu local.

Portanto, atualmente, saber onde os usuários estão é tão importante quanto preocupar-se com a escolha da localização do seu negócio. Além disso, a internet é um meio em que pessoas influenciam as outras a partir de suas experiências. Por isso, os digital influencers ganharam tanto destaque nas mídias digitais. Ao citarem um local ou marcarem um estabelecimento específico, milhares de pessoas serão impactadas por essa sugestão.

E, você? Já utilizou alguma estratégia do geomarketing no seu negócio?  Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe-o nas redes sociais.

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