O que é core business e qual é a sua importância para o negócio?

Você sabe o que é core business? Aprenda a identificar a principal atividade do seu negócio e explore a sua maior vantagem competitiva para conquistar mais espaço no mercado e diferenciar-se da concorrência.

Neste artigo, explicamos como descobrir aquilo que a sua empresa faz de melhor e os benefícios que esse conhecimento pode trazer para o seu desenvolvimento. Vamos em frente?

Hora de entender o que é core business

Core business significa a atividade ou área central de um negócio, na qual as suas operações estão focadas. É o ponto forte de uma empresa e deve ser pensado estrategicamente para que ela mantenha sua posição competitiva no mercado.

Resumindo: o core business é tudo aquilo que gera mais valor para uma empresa. Por exemplo, no caso da Nike, o seu foco de negócios é o mercado de tênis com alta tecnologia, embora a empresa também comercialize vestuário, equipamentos e acessórios esportivos.

Vale lembrar que o core business de uma empresa não pode ser terceirizado — isso só é válido para atividades não estratégicas. No nosso exemplo, a Nike foca na criação do produto e terceiriza a produção de tênis.

O core business de uma empresa pode estar focado nos seus produtos, clientes, tecnologia ou em um mercado específico. É importante saber identificar qual é o seu negócio central para direcionar investimentos e potencializar resultados. Além, é claro, de conseguir crescer sem perder a essência.

O core business é a maneira mais eficiente de a empresa gerar mais valor para si própria e crescer. Não saber identificá-lo fará com que o seu negócio fracasse. Acha um exagero? Veja o que ocorreu com a Kodak.

A tradicional empresa do ramo da fotografia não soube adaptar-se às inovações digitais, sendo incapaz de compreender que o seu core business não era revelar filmes analógicos. A essência de seu negócio era, na realidade, registrar os melhores momentos da vida das pessoas. Ao não saber investir na sua verdadeira razão de existir, a empresa deixou de ser a líder no mercado em que atua.

4 perguntas para definir o core business com mais precisão

Para definir o core business de um negócio, algumas perguntas precisam ser respondidas. Vamos lá?

O que a sua empresa faz?

Não defina apenas o produto ou serviço oferecido, aponte também o valor gerado por ele.

O que a sua empresa faz de melhor que a diferencia das concorrentes?

É fundamental identificar quais são as vantagens e benefícios que os seus produtos ou serviços oferecem e no quê eles se destacam, em comparação com a concorrência.

Quem são os clientes?

Eles ajudam a compreender o seu core business, como também podem ser o seu próprio core business, por possuírem necessidades específicas, pouco exploradas no mercado.

Quais são os principais canais de venda da sua empresa?

Uma empresa pode ter diversos canais de venda que potencializam a performance da comercialização de produtos ou serviços.

Depois de responder essas questões, já é possível ter uma visão mais clara de qual é o core business do seu negócio. Então, vamos para o próximo passo! Para potencializar o core business de sua empresa, centralize a sua diversificação em torno dele.

Ou seja, crie atividades adjacentes que podem trazer mais valor para a sua empresa. Por exemplo, o Google é conhecido como o maior player na internet. Começou com um sistema de buscas, que permite dar mais visibilidade para as empresas no ambiente virtual.

Aos poucos, a empresa aproveitou a oportunidade para lançar outras ferramentas que ajudam a alcançar esse objetivo. Para tanto, desenvolveu o Google Ads — Google Adwords, Google AdSense e YouTube Ads. Com isso, conseguiu atrair mais clientes e potencializar os seus resultados.

À medida que a empresa expande seu core business, deve se concentrar nas suas atividades principais. As demais áreas —  de marketing, de distribuição de produtos ou de contabilidade, por exemplo — podem ser terceirizadas para não perder o foco.

Você entendeu o que é core business? Agora que você já sabe como identificá-lo, utilize-o para guiar as suas campanhas de marketing e tomar decisões estratégicas no seu negócio.

Gostou do nosso artigo? Para aprender mais, leia sobre o que é geomarketing e como usar a localização do cliente em campanhas.

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