Manutenção de sites: por que é importante desde a construção da página?

Manutenção de sites

Quando as empresas identificam a necessidade de construir um site para a marca, surgem como opção os sites gratuitos e autogerenciáveis. Essas alternativas podem ser válidas momentaneamente, mas, ao longo do tempo, alguns problemas como a falta de manutenção de sites e o fraco suporte podem aparecer (e incomodar muito).

Essas soluções prontas podem ser interessantes pelo design moderno e facilidade de uso. Porém, é preciso verificar as questões relativas à segurança dos dados dos clientes (em caso de e-commerces), além das proteções contra vírus. Veja, neste post, a importância do site nas estratégias digitais e como uma empresa especialista pode te ajudar nessa criação.

A importância do site nas estratégias digitais

A mudança no cenário do marketing fez com que empresas diminuíssem as estratégias focadas no ambiente offline e adaptassem suas estratégias para a era digital. Por isso, estar presente nas redes sociais e possuir um site tornou-se fundamental.

Nessa nova forma de relacionamento, os clientes encontram você por meio de conteúdos, infográficos, vídeos e promoções. Com as táticas certas e o foco em SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca), é possível ficar em primeiro nas buscas do Google, por exemplo. E, claro, todos esses meios só podem existir e desempenhar suas funções caso haja um site.

É por meio dele que todo o funil de vendas será construído e, consequentemente, os conteúdos serão escritos e divulgados. Muitos gestores de pequenas e médias empresas ainda acreditam que não precisam de um site profissional, pois têm o foco nas vendas locais. No entanto, é justamente o site que poderá transformar esse cenário de resultados.

Mesmo que sua empresa realize negócios locais e possua loja(s) física(s), a clientela (especialmente os clientes em potencial) utiliza os sites para saber informações adicionais como horário de funcionamento, valores, telefone e serviços oferecidos.

Mesmo que uma compra seja realizada no ambiente offline, ela tem grandes chances de ter começado na internet, por meio de comentários, anúncios ou pesquisas no Google. Por isso, a melhor forma de oferecer informação a um usuário é disponibilizando esses conteúdos.

Portanto, o site funciona como uma vitrine online: um local de informações do seu produto e de conteúdos relacionados a seu setor.

Benefícios ao contratar uma empresa na criação de um site

Sem investimento não há crescimento, certo? A criação de um site por uma empresa especializada tem um custo, mas ele deve ser encarado como um investimento — e claro, precisa estar previsto no planejamento de marketing.

Por possuírem expertise na área e saberem quais as preferências do mercado, as agências especializadas são excelentes parceiras nesse processo. Quando essas características são alinhadas às informações da persona e preferências da marca, nasce um site totalmente exclusivo e focado às necessidades do negócio.

Veja outros benefícios ao contratar uma agência:

Desenvolvimento do SEO

Muitos gestores sabem da importância da construção de textos focados em SEO. É por meio dessa otimização que os sites alcançam o topo das buscas de forma orgânica, gerando tráfego e autoridade para a marca.

No entanto, algumas pessoas se esquecem que o SEO deve ser realizado desde a construção do site. Um profissional capacitado fará essa otimização sem utilizar o black hat, por exemplo. Ao criar um site por conta própria, os códigos já são programados previamente, limitando as alterações e personalizações do site.

Design de qualidade

O design é o elo entre o usuário e a sua marca. Não adianta criar bons conteúdos, ficar bem posicionado no Google e, quando o usuário acessar o site, se deparar com um design pobre ou pouco chamativo. É preciso entender que não existe um design certo, e sim aquele que foi pensado para a sua persona e que tem relação direta com a sua marca e seu produto.

Uma agência é capaz de identificar e construir um design que engaje o visitante. Uma vez que o Google utiliza esse tempo de visita como um dos critérios de ranqueamento nos sites, engajamento e permanência são essenciais.

Expertise no assunto

As empresas especializadas têm expertise no assunto e devem ser a opção principal para quem quer construir um site que gere resultados. Os profissionais contratados terão a experiência do que funciona, vão conhecer o que há de mais novo no mercado e estarão em constante aprendizado para melhorar a forma de desenvolver sites.

O trabalho começará com a elaboração do briefing e análise das necessidades do negócio. Esse olhar de fora é importante, pois ajudará a separar o que realmente impactará nos resultados e o que são apenas desejos e “achismos” dos gestores. Ao contratar um especialista, você otimiza o seu tempo e adquire um produto melhor.

Serviço de suporte e manutenção

Construtores de site disponíveis na internet costumam contar com um suporte fraco e um auxílio genérico para todos os clientes. Um atendimento personalizado, portanto, é um ponto importantíssimo que só será oferecido em uma empresa especializada.

Sabemos que um site possui diversas funcionalidades e precisa de ajustes e atualizações periódicas. Sem a manutenção e o suporte necessários, você pode perder vendas e ficar com a sua página offline. Antes de contratar um prestador de serviços, verifique como a agência trabalha em relação às manutenções e suporte, pois esse será um grande diferencial na sua escolha.

Sites responsivos

Uma boa agência recomendará que o seu site seja responsivo. Os sites responsivos são aqueles que adaptam o seu layout a diversos tamanhos de telas. Isso significa que o usuário terá a mesma usabilidade e legibilidade acessando a página em um computador ou em um celular.

Essa funcionalidade é importante, pois mais de 50% dos usuários já realizam suas pesquisas por meio dos smartphones. Além disso, o site das Google está deixando de exibir os sites que não são responsivos em suas buscas.

Análise de métricas

Outra vantagem que uma agência pode disponibilizar é a construção de um gerenciador de métricas voltadas às suas necessidades. A maioria dos sites é integrada ao Google Analytics no momento da sua construção, mas no caso dos e-commerces, por exemplo, outras métricas podem ser interessantes.

Controle de estoque, vendas no mês, receita gerada, pedidos entregues, mensagens na plataforma são alguns exemplos de métricas adicionais. Um site criado por uma agência pode ser adaptado a todas essas funcionalidades.

Vantagens em ter um site gerenciável

Prestar manutenções periódicas ao site e ter um suporte elaborado sob demanda é indispensável na relação entre marcas e agência. Porém, os gestores e analistas de conteúdo precisam ter autonomia para gerenciar o site no dia a dia da empresa.

Por isso, é preciso investir em um site que seja gerenciável — ou seja, a agência especializada deve configurar o site para que os funcionários tenham acesso, por meio de uma senha e um usuário, ao gerenciamento dos conteúdos postados.

Neste tipo de modelo, você mesmo pode atualizar conteúdos, produtos, inserir e excluir fotos sem depender de alguém para isso. Dessa forma, o seu conteúdo não ficará desatualizado e você nem precisará pagar a mais por cada alteração.

Como você pôde ver, escolher uma agência especializada e com experiência no mercado é importante para construir uma página segura e eficiente.

Antes de decidir, verifique o histórico, conheça outros trabalhos realizados pela agência  e confirme as informações sobre a disponibilização de suporte e manutenção de sites — e, ao fim, evite toda e qualquer dor de cabeça. Se você está em busca de um parceiro capacitado, a PWI Web Studio é a solução. Entre em contato conosco!

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