Etapas do funil de vendas: saiba o que fazer e produzir no topo do funil

Etapas do funil de vendas saiba o que fazer e produzir no topo do funilCompreender o processo de compras do consumidor é essencial para definir as melhores estratégias de marketing no ambiente virtual. Para alcançar esse propósito, a empresa precisa saber quais são as etapas do funil de vendas. Desse modo, as chances de conquistar os clientes aumentam.

Quer saber como? Então, acompanhe a leitura e entenda o que é o funil de vendas, como a primeira etapa é importante para a captação de clientes e quais os melhores formatos a serem usados.

O que é um funil de vendas

O funil de vendas representa a jornada de compra dos consumidores. Ele é constituído por etapas que têm como objetivo dar suporte ao marketing de modo que incentive o potencial cliente a avançar para a próxima etapa no processo de compra.

A jornada de compras no funil de vendas é constituída por três etapas. Cada uma representa uma parte do funil: topo, meio e fundo. Todas elas são importantes para atrair, conquistar e fidelizar os clientes.

Por que o topo do funil é importante

É no topo do funil que acontece o primeiro contato do consumidor com a marca. É o momento de atrair a sua atenção e levá-lo até o site, blog ou redes sociais da empresa. Esses visitantes ainda não conhecem o seu negócio e estão em busca de informações.

Geralmente, os consumidores ainda não sabem que têm um problema e, por isso, é preciso despertar neles a necessidade de resolver algo até então desconhecido. Essa etapa é caracterizada pelo grande volume de visitantes e pelo despertamento da curiosidade com a necessidade de aprender e se informar.

Assim, os visitantes tornam-se leads que começam a reconhecer que têm um problema e sabem onde encontrar a solução. É muito importante que os conteúdos de topo do funil sejam simples e de fácil entendimento, bem como o acesso a eles seja facilitado.

Como os consumidores ainda não estão familiarizados com a empresa nessa etapa, o nome da marca não deve ser citado. Também não é o momento de se concentrar em realizar vendas.

Quais são os melhores formatos para essa etapa

Posts de blog

Essa é a estratégia mais utilizada para educar e conscientizar os visitantes sobre novos assuntos. Para garantir a sua eficácia é importante aplicar os conceitos de marketing de conteúdo. Ou seja, é essencial produzir conteúdos que sejam úteis e relevantes para o usuário.

Webinars

As webconferências, apesar de se tratar de uma comunicação feita somente por uma pessoa, permitem que os usuários da rede se comuniquem por meio dos chats. Os participantes podem comunicar-se entre si e com o palestrante.

São realizados ao vivo e as dúvidas enviadas por chat podem ser respondidas durante ou no final da apresentação. Depois os vídeos ficam disponíveis para serem acessados novamente ou, então, têm o acesso liberado por meio de cadastro.

Redes sociais

As redes sociais garantem o acesso rápido e instantâneo aos seus conteúdos. São boas oportunidades de atrair novos e potenciais clientes ao direcioná-los para as páginas do seu site ou blog. Aproveite as redes sociais para compartilhar os links dos posts do blog.

E-books

Com esses formatos a empresa tem permissão para entrar em contato diretamente com o cliente. Isso porque, para ter acesso ao conteúdo, o usuário precisa fornecer em troca os seus dados pessoais, como e-mail e telefone.

O diferencial do e-book consiste na possibilidade de personalizar as mensagens enviadas conforme as preferências e necessidades do leitor. Isso constrói um relacionamento mais duradouro entre marca e cliente.

Ao demonstrar que sua empresa tem autoridade sobre o assunto, o nível de confiança do consumidor na marca aumenta, pois ele sabe quem pode encontrar as respostas para os seus problemas. Assim, ele se sente mais preparado para a próxima etapa no processo de compra.

Continue acompanhando os nossos artigos para conferir os posts sobre as próximas etapas do funil de vendas. Aproveite para fazer parte do nosso grupo e assine a newsletter!

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