A segunda etapa do funil de vendas: veja o que oferecer no meio do funil?

Etapas do funil de vendasTodo cliente passa pelas fases do processo de compra. Compreendê-lo, portanto, é essencial para que se possam criar estratégias de vendas e marketing mais eficazes. Para isso, é importante saber em qual das etapas do funil de vendas o consumidor está.

Depois de atrair o público com estratégias de topo de funil, é preciso mostrar a ele como a empresa pode solucionar seus problemas. A ideia é garantir que essa audiência se torne cliente da companhia.

Quer saber como fazer isso? Acompanhe a leitura e veja o que oferecer no meio do funil de vendas!

O que é o meio do funil de vendas

A etapa inicial do funil de vendas (o topo) é o primeiro ponto de contato entre a empresa e o consumidor. Nesse momento, desperta-se nele a necessidade de resolver uma dificuldade até então desconhecida.

Para isso, bons conteúdos incluem webinars, blog posts, redes sociais, e-books e outros. Depois que o cliente está familiarizado com a marca e já tem consciência de seus problemas, é hora de apresentar as soluções para ele.

Essa etapa é tão importante quanto as demais, pois seu objetivo é construir relacionamentos duradouros com os consumidores. Com isso, é mais fácil obter leads qualificados para a próxima etapa do funil de vendas (o fundo).

O que deve ser oferecido no meio do funil

Nessa etapa, devem ser fornecidas informações mais detalhadas do que as da primeira etapa do funil de vendas. Os conteúdos oferecidos devem ser mais ricos e apresentar as soluções propostas pela companhia.

Dessa forma, no meio do funil de vendas, a organização pode criar um relacionamento mais profundo com o público. E isso é essencial para aumentar as chances de fazer mais vendas.

Quais são os melhores conteúdos para isso

Blog posts

Eles são muito úteis em todas as etapas do funil. Entre uma e outra, o que os diferencia é o conteúdo oferecido: enquanto na primeira delas é preciso conscientizar os consumidores sobre suas dificuldades e ensiná-lo a resolvê-las.

Por isso, vale investir em conteúdos que expliquem mais detalhadamente ao cliente como ele pode resolver seus problemas. Por isso, é importante sempre mostrar o que a empresa tem a oferecer.

Newsletters personalizadas

Essa é uma ótima oportunidade para captar dados pessoais de consumidores, como nome, profissão, telefone e e-mail. Quando o cliente oferece seus dados para receber e-mails com novidades, ele permite que a empresa construa um relacionamento.

Os e-mails marketing enviados podem ser personalizados de acordo com critérios de segmentação, como gênero, localidade, interesses e carreira. Outra opção é fazê-lo com base nos conteúdos acessados pelos usuários.

e-books

Esse formato geralmente é utilizado para abordar assuntos muito complexos para serem divulgados em blog posts. Neles, podem ser esclarecidas as principais dúvidas dos consumidores.

O meio do funil é uma das etapas do funil de vendas mais importantes para a conversão de visitantes em clientes. Como cada etapa contribui de modo específico para que o visitante siga no funil, investir em cada uma delas é essencial para que o consumidor não desista no caminho.

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