Etapas do funil de vendas: o que fazer no fundo de funil?

etapas do funil de vendas - o fundo do funilO processo de vendas pode ser encarado como um funil, onde os consumidores passam por diversas etapas que vai desde o primeiro contato com a marca até a conversão. Mas você conhece todas as etapas do funil de vendas?

Neste artigo, vamos relembrar esse processo e mostrar como é possível transformar seus leads em clientes de maneira mais eficaz ao chegar no fundo do funil. Boa leitura!


O que é o fundo do funil de vendas?

Considerando a jornada do cliente durante o processo de compras, é possível criar estratégias de marketing para conquistar o interesse de cada consumidor. A partir daí, são oferecidos conteúdos com informações relevantes de acordo com a etapa em que ele está nessa jornada de compra.

O funil é dividido em três partes: topo, meio e fundo. No topo do funil o cliente ainda não conhece a marca e é a hora de despertar o interesse dele por meio de conteúdos educativos. Entre as estratégias aqui utilizadas estão o desenvolvimento de artigos ou e-books.

No meio do funil, o potencial cliente já sabe que tem um problema e precisa de uma solução, buscando informações mais completas sobre o assunto. Esse é o momento da conversão e uma boa oportunidade para fechar o negócio. Dessa forma, conteúdos mais informativos do que a etapa anterior devem ser disponibilizados para ele.

A última etapa do funil de vendas é o momento em que o cliente decide se vai ou não realizar a compra. Nessa fase deve-se mostrar os diferenciais competitivos do negócio para conquistar mais confiança e credibilidade.

Por que o fundo do funil é importante?

Cada etapa do funil de vendas tem a sua importância dentro do processo de venda de um produto ou serviço. E em cada momento a empresa deve pensar e oferecer conteúdos que induzam o consumidor a seguir em frente na sua jornada de compra.

Quando os leads chegam na última etapa, eles estão mais qualificados e amadurecidos no funil de vendas, isto é, estão bem informados sobre a empresa e quais são as soluções oferecidas. Consequentemente, estão mais preparados para tomar uma decisão de compra.

Em geral, os conteúdos dessa etapa devem fornecer informações necessárias para que os leads comecem uma negociação e finalizem a compra. Por exemplo, podem ser oferecidos conteúdos que informem o custo do que está sendo ofertado, como funciona um produto ou quais são os diferenciais da sua empresa.

Como criar conteúdos para essas etapa?

Confira como aplicar os formatos de conteúdos mais adequados para o fundo do funil de vendas!

Avaliações gratuitas

As avaliações gratuitas são boas oportunidades para fechar mais negócios. Ofereça ao consumidor a chance de experimentar o seu serviço antes de adquiri-lo. Aproveite para estimulá-los a deixarem suas opiniões e, assim, convencer novos cliente a adquirir seu serviço.

Pedidos de demonstração

Demonstrar um produto é uma maneira do cliente saber exatamente aquilo que a empresa está oferecendo e, assim, desenvolver um interesse maior em comprar aquilo. Após a apresentação, a empresa pode sugerir que o próprio cliente experimente o produto para melhorar suas chances de vendas.

Ofertas especiais

O foco dos consumidores é a busca por uma vantagem imediata. Com as ofertas especiais, uma empresa tem uma boa estratégia para atrair a atenção deles, principalmente em períodos de crise financeira.

Catálogo de produtos

Essa é uma maneira de apresentar todos os seus produtos ou serviços para um potencial cliente.  Essa ferramenta serve de apoio para a equipe de vendas e traz as informações e características necessárias, facilitando a comunicação. O formato digital é uma outra vantagem: ele é mais acessível e gera uma economia de recursos.

Webinars

Por meio de webinars, a empresa pode estabelecer um contato mais direto com os potenciais clientes. Nesses vídeos, um representante da empresa pode tirar dúvidas ao vivo e apresentar as funcionalidade e benefícios dos produtos ou serviços de uma marca.

Em cada umas das etapas do funil de vendas, deve-se usar uma abordagem diferente. Só assim será possível oferecer conteúdos relevantes que atendam as necessidades de cada consumidor.

Gostou do nosso artigo? Se você deseja saber como melhorar as estratégias de inbound, confira nosso artigo de como uma agência de marketing te ajuda na transformação digital.

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