Saiba como tomar decisões baseadas no retorno sobre o investimento (ROI)

Saiba como tomar decisões baseadas no retorno sobre o investimento - roiInvestir em estratégias de marketing é essencial para a sobrevivência das empresas, principalmente no ambiente digital. Mas a dúvida que muitos gestores têm é se as estratégias realizadas têm gerado resultados positivos. A melhor maneira de saber é por meio do retorno sobre investimento (ROI) .

Por meio dessa métrica uma empresa saberá quais investimentos valem a pena e quais devem ser abandonados ou melhorados. Quer saber como? Acompanhe a leitura e descubra agora mesmo!

O que é e como calcular o ROI?

Retorno sobre investimento — return over investiment, em inglês — é uma métrica que avalia se a empresa ganhou ou perdeu ao investir em determinada estratégia ou no conjunto de delas. Sejam elas campanhas de marketing, estratégias de aquisição de clientes ou treinamentos de vendas.

O ROI consiste na relação existente entre o dinheiro ganho e a quantidade de dinheiro investido. Lembrando que o ganho é tudo o que se arrecada com as vendas e o investimento são todas as despesas como ferramentas de análise, criação de conteúdo ou serviços contratados.

O modo mais simples de calcular o retorno sobre o investimento é aplicando a seguinte fórmula:

ROI = (ganho – investimento)/ investimento

Para que o resultado esteja em forma de porcentagem, basta multiplicar o resultado por 100. Vamos entender melhor essa métrica.

Suponhamos que uma empresa tenha recebido R$120.000,00 em vendas. Sendo que, desse valor, R$35.000,00 foi ganho com a loja virtual e o restante com a loja física. Já os gastos são de R$5.000,00 com o funcionamento do site e os gastos com a loja física são de R$40.000,00.

Nesse caso, o ROI da loja virtual seria (35.000,00 – 5.000,00)/ 5.000,00 = 6 e o ROI da loja física seria de (85.000,00 – 40.000,00)/ 40.000,00 = 1,125. Ou seja, para cada R$1,00 investido o retorno com a loja virtual é de R$6,00 ou 600%. E o retorno com a loja física é de R$1,125 ou 112,5%.

Como os resultados foram positivos, significa que o investimento realizado está valendo a pena. Mas se o resultado fosse negativo, a empresa está perdendo dinheiro. Para calcular o ROI, deve-se levar em consideração o período de tempo avaliado e a sazonalidade das vendas.

Como tomar decisões e otimizar os resultados a partir do ROI?

Você deve estar se perguntando por que essa métrica é importante para a sua empresa. Então, vamos lá! Por meio do ROI é possível avaliar se um investimento é bom ou ruim. Dessa forma, você consegue cortar os gastos desnecessários, aplicar estratégias mais eficientes e, assim, aumentar os seus lucros.

Antes de avaliar qualquer plano realizado, tenha sempre bem definidas quais são as suas metas para poder comparar o desempenho das campanhas. Essas metas devem estar acompanhadas dos resultados do ROI. Pois não basta ter um ROI positivo se não há crescimento nas vendas ou taxas de conversão.

Por exemplo, qual é a taxa de conversão com uma landing page? O resultado atual condiz com a expectativa? As conversões geradas compensam o investimento realizado com campanhas ads?

Caso o ROI seja negativo, é preciso avaliar quais são os fatores que interferem na experiência do usuário como a acessibilidade da página em qualquer tipo de dispositivo móvel. Ou, então, se o público-alvo segmentado está correto ou se as campanhas têm gerado pouco engajamento.

Outro exemplo em que o ROI pode ser aplicado para avaliar os resultados é no funil de vendas, com uma aplicação para avaliar o custo com a geração de leads. Se o número de leads gerados for baixo, consequentemente, o valor do ROI também será baixo.

O que fazer para melhorar?

Os conteúdos devem ter foco nos clientes e em suas necessidades, respeitando o momento em que estão em sua jornada de compra. Também é importante mantê-los sempre informados.

Para tanto, crie um calendário editorial para saber que conteúdos e quando enviá-los por e-mail para o seu cliente.

Agora que você já sabe como calcular o retorno sobre investimento (ROI) de suas estratégias, que tal colocá-las em prática? Se você gostou dessas dicas continue acompanhando mais novidades para aplicar em sua empresa. Assine a nossa newsletter!

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