Como uma agência de marketing te ajuda a passar pela transformação digital?

Como uma agência de marketing te ajuda a passar pela transformação digitalA transformação digital envolve elementos estratégicos, mudando o mindset dos colaboradores e impactando na geração de receita da empresa. Mais do que isso, ela está intrinsecamente ligada à produtividade e à qualidade na entrega dos serviços ou produtos oferecidos, sendo por isso fundamental contar com uma agência de marketing para alcançar os resultados esperados.

Os funcionários poderiam estar entregando mais e melhor? O seu time de vendas anda afogado e com baixa performance?

Se alguma das respostas foi afirmativa, você precisa acompanhar o nosso post para entender como o inbound marketing ajuda sua empresa a vender mais e melhor e como o marketing digital aumenta sua produtividade. Confira!

Transformação digital é sinônimo de produtividade

Quando falamos de transformação digital, não basta que a empresa adote ferramentas, utilize armazenamento em nuvem ou desenvolva todos os processos pelo computador. O mercado muda constantemente e a uma velocidade cada vez maior. O que é novidade nesta semana já pode estar ultrapassado daqui a três meses.

O mesmo acontece com os seus funcionários: as gerações mais jovens têm uma consciência de mercado maior. Como consequência, reter profissionais competentes exige que a sua empresa saiba transmitir a eles uma imagem moderna, que os mantenha interessados e não desanimados por ter de lidar com processos não automatizados e ainda burocráticos.

transformação digital deve ocorrer em vários níveis, a começar pelo mindset dos próprios gestores, que refletirão nos demais colaboradores, criando um clima organizacional saudável e estimulante para a nova geração.

Com a parte estratégica estabelecida, as ferramentas disponíveis no mercado vão se encaixando com o seu objetivo, desempenhando a função que o próprio nome já lhes impõe: acessórios para te ajudar, portas e janelas! Não os tijolos da sua estrutura.

Por que focar no inbound marketing

No marketing digital podemos citar duas grandes vertentes em termos estratégicos: outbound marketing e inbound marketing. Enquanto a primeira cuida de táticas semelhantes ao marketing tradicional — pagamento para que uma empresa divulgue em seus canais de comunicação uma propaganda sua —, a segunda cuida de toda a experiência do cliente.

O inbound marketing não aparece somente para oferecer um produto para o usuário, mas se preocupa em educá-lo, tirar suas dúvidas e ajudá-lo a identificar problemas, ponderando as possíveis soluções. Cria uma relação de confiança com o cliente, já que ele sabe que você esteve presente durante todo o processo de compra, da pré-venda à pós, oferecendo suporte, sendo atencioso e prestativo, mesmo sem a garantia prévia de que o consumidor fosse mesmo comprar o seu produto.

Temos como exemplo prático de ações de inbound marketing:

Uma loja de roupas fitness quer produzir conteúdo com o objetivo de gerar vendas. Uma das hipóteses da agência de marketing é que pessoas que sofrem de dor nas costas por problemas de postura — um problema que pode ser corrigido através de exercícios físicos — são potenciais clientes.

Os profissionais de marketing de conteúdo vão então trabalhar conteúdos para que o usuário descubra se esse é um problema dele e entenda como isso pode ser selecionado. Esses conteúdos podem vir em formato de blog post com manchetes do tipo “Dor nas costas? Descubra aqui o que pode ser”, “Dor nas costas tem relação com uma má postura?”, “Como corrigir problemas na postura?”, “Roupas que ajudam a melhorar a sua postura”.

O melhor de tudo é que, uma vez publicado o post, a empresa não precisará pagar pela sua divulgação — o Google já faz de maneira orgânica e, se o post estiver otimizado da maneira correta (SEO), quando o usuário digitar a pergunta, encontrará o seu artigo e lembrará da sua loja quando tomar a decisão de ir à academia.

Inbound marketing e transformação digital

Quando falamos em mudar o mindset dos colaboradores, falamos de uma reestruturação na forma de agir e pensar para que um objetivo seja alcançado.

Na parte de saúde organizacional, por exemplo, temos o time de RH preocupado em estratégias que aumentem a produtividade dos funcionários, e a isso estão ligados fatores como otimização de tempo, bem-estar na empresa, treinamentos, otimização de processos internos para melhoramento de desempenho etc.

Já quando passamos a visão para a parte externa da empresa, o momento em que o carro-chefe da geração de renda é tocado, estamos nos referindo à clareza das estratégias de aquisição de clientes e tratamento pré e pós-venda, para que a satisfação seja sempre garantida.

Como o mindset de transformação digital se aplica no inbound marketing?

O objetivo é otimizar os esforços por meio de estratégias eficazes e tecnologia, concentrando os recursos no que pode trazer os maiores resultados para a empresa.

Para que tais otimizações sejam aplicadas é necessário metrificar os leads gerados, identificando a ação responsável pela sua atração, os custos envolvidos e a saúde desse lead.

Algumas métricas que podem ser calculadas com as ferramentas de marketing digital são o CAC (Custo de aquisição por cliente), LTV (a renda que esse lead, agora cliente, irá gerar durante o tempo que permanecer cliente) e a Taxa de Churn (percentagem anual de clientes que optam por parar de receber seus serviços ou produtos).

Da mesma forma, conseguimos ver qual tipo de lead costuma comprar mais, se é o focado em qualidade de vida ou o que quer corrigir a postura.

Resumindo os benefícios do inbound marketing com mindset de transformação digital:

  • aumento de produtividade;
  • desafoga os profissionais de vendas;
  • traz leads mais qualificados;
  • destaca a sua empresa em meio aos concorrentes;
  • constrói a reputação da marca.

Como agências podem ajudar a sua empresa

Uma agência de marketing eficaz já possui a expertise na forma de metrificar o que faz sentido para o seu objetivo e sabe a melhor forma de mensurar esses indicadores. Além disso, a imersão em um mercado digital e a experiência com vários clientes de nichos diferentes facilita a identificação de problemas estruturais que a sua empresa pode ter mais dificuldades em apontar por já estarem imersos no ambiente.

As agências que entendem de transformação digital montam junto à empresa o esqueleto principal da estratégia de inbound marketing, repassando para a empresa o mindset necessário e ajudando a reestruturar estratégias de outras áreas que estão relacionadas, como a de vendas e a de relacionamento com o cliente.

Os benefícios de contratar uma agência de marketing com o mindset de transformação digital passam a valer além do tempo de contratação dos serviços e se incorporam ao próprio planejamento interno da empresa.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar a passar pela transformação digital? É só mandar uma mensagem para a PWI Web Studio com a sua dúvida e em breve entraremos em contato.

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