Veja como funciona o WhatsApp Business e como usá-lo no seu marketing

Como funciona o whatsapp businessVocê sabe como funciona o WhatsApp Business? Essa funcionalidade foi criada para auxiliar no contato entre pequenas e médias empresas com seus públicos. Primariamente, o aplicativo foi criado para conectar pessoas, mas os desenvolvedores perceberam a necessidade de melhorar essa experiência e levá-la ao uso comercial.

É fato que muitas empresas já utilizavam a primeira versão para interagir com clientes, mas a nova trouxe outras opções, como respostas automáticas, análise de informações etc.

Se você quer saber mais sobre o seu funcionamento e como utilizá-lo no marketing, continue a leitura!


O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é a versão do aplicativo de conversas que objetiva auxiliar pequenas e médias empresas a organizar e aprimorar a comunicação com seus clientes. Atualmente, ela está disponível apenas para celulares com sistema Android e é gratuita.

A ferramenta surgiu como uma alternativa para deixar mais profissional o contato com clientes, uma vez que é possível separar mensagens pessoais e profissionais, de modo que usuário consegue identificar facilmente que se trata de uma conta comercial. É preciso ter um número diferente daquele já cadastrado no WhatsApp comum. Contudo, a plataforma possibilita que seja cadastrado um número fixo.

Mesmo que a ferramenta tenha sido criada para facilitar a rotina de comunicação de negócios de pequeno porte, grandes empresas brasileiras, como a NET e a Magazine Luiza utilizam a funcionalidade no pós-compra para atualizar dados cadastrais ou informar sobre o status do pedido.

Como funciona o WhatsApp Business?

A ferramenta impacta, principalmente, o setor de marketing das empresas. Se antes era preciso organizar contatos em várias redes sociais e criar um padrão de respostas manualmente, agora, o WhatsApp Business promete deixar todas essas ações mais fáceis e centralizadas.

É possível utilizar o canal para enviar mensagens personalizadas, aviso de promoções e novidades. Além disso, pode ser útil no suporte aos clientes e na comunicação interna de empresas, evitando ruídos. O seu uso se destaca para organizações no ramo de delivery, agendamentos de reservas de hotel, consultas médicas e até serviços governamentais. A seguir, listamos algumas mudanças.

Perfil empresarial

Essa parte deve ser preenchida com informações úteis para os clientes, como a descrição da empresa, e-mail de contato, endereço físico e site.

WhatsApp Web

Receber e responder mensagens via celular pode ser desgastante e complicado, dependendo da demanda. Por isso, é possível abrir o WhatsApp Business no desktop e responder as mensagens diretamente pelo computador.

Respostas Automáticas

Essa é uma das melhores funcionalidades para as empresas. É possível criar mensagens automáticas caso a conta receba uma mensagem fora do horário de expediente, por exemplo. Além disso, é possível criar respostas padrão de saudação e apresentação, além de incluir emojis e outras funcionalidades já existentes no antigo aplicativo.

Tipo de conta

A partir do momento que o usuário entrar em contato com o número, ele receberá um aviso de que aquela conta é um perfil comercial. No futuro, a intenção é que esses perfis recebam selos de verificação de que o número corresponde realmente àquela empresa.

Análise de informações

Mesmo que ainda apresente poucas informações, já é possível analisar métricas simples, como o número de mensagens enviadas, bem como a quantidade que foi entregue e quantas foram lidas.

Migrar as conversas

Também é possível migrar as antigas conversas do WhatsApp antigo para a nova ferramenta. Assim, será mais fácil dar continuidade aos atendimentos sem perder informações.

A melhor parte é que todas essas mudanças não dependem dos usuários. Não é preciso atualizar o aplicativo ou baixar uma nova versão para entrar em contato com as empresas. Além disso, opções como bloquear números e reportá-los como SPAM continuam ativas.

Como ainda é uma versão em teste, o aplicativo pode sofrer modificações ao longo do tempo e, futuramente, começar a monetizar o seu uso com propagandas e opções de chats pagos.

Agora que ficou mais fácil entender como funciona o WhatsApp Business, que tal se cadastrar na newsletter da PWI Web Studio e ficar por dentro das novidades do Inbound e marketing digital?

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Contato

Rua Professor Carlos Reis, 39
São Paulo – SP – CEP: 05424020

11 2127 7676

contato@pwiwebstudio.com.br

Siga-nos

Copyright © 2017 PWI Web Studio - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio