Como fazer um plano de marketing pensando em uma PME?

Como fazer um plano de marketingToda empresa de pequeno e médio porte que deseja crescer no mercado precisa definir quais estratégias de marketing contribuem para isso. Para tanto, é preciso começar com um bom planejamento estratégico. Mas você sabe como fazer um plano de marketing de sucesso?

Pensando nisso nós preparamos este artigo para ensinar as pequenas e médias empresas a elaborar um plano de marketing. Antes, você vai conferir algumas informações sobre planejamento estratégico. Boa leitura!


O que é e para que serve um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é um processo que desenvolve estratégias que alinham os objetivos e metas da empresa com as oportunidades mercadológicas. Ou seja, busca os recursos mais adequados a fim de alcançar os resultados desejados com base no ambiente interno e externo à própria empresa.

É um planejamento de curto, médio e longo prazo, que serve para orientar a empresa em direção ao crescimento econômico e social. Ele permite prever e se antecipar às mudanças do mercado de modo que o negócio continue mantendo-se competitivo.

Sendo assim, um planejamento estratégico voltado para o marketing é a descrição detalhada das estratégias de divulgação de uma marca, produto ou serviço. Realizar o planejamento estratégico é essencial para qualquer tipo de empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Como fazer um plano de marketing para PME

Os planos de marketing às vezes são diferentes entre si. Para facilitar a elaboração de um planejamento estratégico para a sua empresa, separamos os principais itens que um plano de marketing deve ter.

1. Estabeleça os objetivos

O primeiro passo é estabelecer os objetivos de marketing a fim de direcionar as estratégias e ações que serão aplicadas. É como se fosse uma bússola que visa orientar os colaboradores da área de marketing e vendas.

Em geral, um planejamento estratégico de marketing se destina a atrair novos clientes ou recuperar os antigos, aumentar as vendas e a lucratividade do negócio, divulgar novos serviços ou produtos e ampliar a presença da marca no ambiente virtual.

2. Defina a missão, visão e valores

Além dos objetivos, a missão, visão e valores de uma empresa servem de guia. Para defini-los, responda às seguintes questões:

  • por que minha empresa existe?
  • aonde ela pretende chegar?
  • o que ela faz e como ela faz?

Os objetivos definidos anteriormente permitem que a empresa cumpra com a sua missão e visão. Por isso, torna-se muito importante a adoção de estratégias que venham a atingir os objetivos de marketing propostos.

3. Estude o mercado

Geralmente, as pequenas e médias empresas não fazem um planejamento estratégico e isso tem levado ao fechamento de muitas delas. Isso ocorre por não avaliarem as necessidades mercadológicas.

Nessa etapa, busque compreender as necessidades do mercado por meio de pesquisas. Analise a concorrência, veja o que ela tem oferecido aos consumidores e quais são as suas falhas. Aproveite essas oportunidades para oferecer o que os potenciais clientes realmente querem.

Avalie quais são os fatores internos de sua empresa que fazem com que você se diferencie dos demais. Para tanto, faça uma análise SWOT. Com ela você identifica os pontos fortes e fracos de sua empresa, bem como as oportunidades e ameaças do mercado.

Com base nessas informações, segmente o mercado em público-alvos com grande potencial de tornarem-se seus clientes. Crie personas — personagens fictícios criados a partir de informações, desejos e problemas específicos —, a fim de desenvolver as melhores estratégias de acordo com o perfil dos consumidores.

4. Desenhe a jornada de compra

Antes de começar a desenvolver as estratégias de marketing, compreenda como acontece o processo de compra. Dessa forma, fica mais fácil conduzir o cliente até a concretização da compra de produtos ou serviços.

Para tanto, entenda o que é e como funciona o funil de vendas. Aproveite para alinhar essa estratégia com o inbound marketing — são estratégias para atrair visitantes, convertê-los em clientes e encantá-los e, assim, torná-los divulgadores de sua marca.

5. Elabore a estratégia de marketing

O que sua empresa fará para diferenciar-se dos concorrentes? Para responder a essa pergunta, você tem que descobrir o que seu público-alvo leva em consideração na hora de escolher um produto ou serviço, como a ofertas de benefícios, qualidade superior ao do concorrente ou produtos exclusivos.

Para identificar qual o melhor posicionamento, a empresa deve analisar o seu mix de marketing — preço, praça, produto e promoção. Por exemplo: seus preços são atraentes ou justos? A localização de sua loja é de fácil acesso?

Ou, então, as embalagens dos produtos são fáceis de serem abertas? Um serviço foi realizado dentro do prazo estabelecido? As ofertas divulgadas são verdadeiras? Tudo isso influência a forma como os consumidores enxergam uma empresa.

6. Desenvolva o plano de ação

É a hora de definir o que será feito para atingir os objetivos delineados no início do planejamento estratégico. Além de definir quais serão as estratégias, apresente a justificativa dessas ações, qual canal será utilizado para divulgar a empresa, produto ou serviço.

Também estabeleça os prazos para que as ações sejam implantadas, seus responsáveis e quanto custará cada ação.

Vamos exemplificar: Uma empresa desenvolve um novo produto e pretende divulgá-lo. Para tanto, ela vai criar uma campanha para apresentar o novo produto para os seus atuais e potenciais clientes. Essa campanha será realizada nas redes sociais e no site da marca por meio de postagens e links patrocinados.

A campanha será realizada em um período em que a procura por seus produtos estará em alta, como no final do ano, durante as festividades. O custo será baixo, já que o uso das redes sociais é gratuito, e a empresa só paga pelos links acessados.

7. Defina as métricas

Como saber se as estratégias implantadas geraram resultados positivos ou negativos? Por meio de métricas. Estabeleça uma periodicidade para analisar os resultados de cada campanha. Mas, antes de fazer isso, você precisa definir quais são as melhores métricas.

Elas devem estar coerentes com os objetivos propostos. Se o objetivo do marketing de sua empresa é atrair novos clientes, você pode analisar quantas visitas novas o seu site recebeu ou medir quantos visitantes se converteram em leads.

Além de revelar o desempenho das estratégias, as métricas permitem realizar os ajustes necessários em tempo real. Assim, erros e falhas podem ser corrigidos e ações podem ser alteradas de modo que venham a aumentar a eficácia das campanhas.

O sucesso das estratégias de marketing depende de um plano bem estruturado com ações alinhadas aos objetivos da empresa. Agora que você já sabe como fazer um plano de marketing, que tal colocar em prática?

Como você tem feito o planejamento estratégico de sua empresa? Ou quais são as suas dificuldades? Compartilhe com a gente! Deixe seu comentário.

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