Embora seja amplamente conhecida, a estratégia de e-mail marketing não é usada por algumas empresas porque muitos acreditam que a tática se refere a SPAMs basicamente, não sendo uma boa fonte de geração de resultados.
Contudo, entre as empresas que adotam essa ação de maneira correta, 97% acreditam na eficácia da estratégia. Quanto aos consumidores, 72% deles acreditam que o e-mail é o melhor canal para receber comunicações de empresas. Essas são apenas algumas estatísticas que mostram o poder do e-mail marketing.
De qualquer forma, para que a tática tenha sucesso, é necessário elaborá-la de maneira estratégica, pensando sempre em levar mensagens que sejam de fato relevantes para o seu público-alvo. Assim, abaixo selecionamos para você algumas dicas e pontos que devem receber atenção na hora de criar a sua estratégia. Confira!
Faça segmentação
Já recebeu um e-mail marketing com ofertas de produtos que você nunca teve interesse de comprar? Isso ocorreu provavelmente porque a empresa que enviou o e-mail não se deu o trabalho de fazer a segmentação da lista.
Segmentar listas de e-mails significa enviar conteúdos específicos para grupos que tenham características e necessidades semelhantes, garantindo, assim, que esse público tenha uma propensão maior de interesse no seu conteúdo.
Não faça SPAM
Se você faz disparos com uma alta frequência, não faz segmentação e costuma receber reclamações dos seus e-mails, cuidado: você está fazendo SPAM!
Diminua a frequência de seus disparos, elabore a sua segmentação com cuidado, garanta que não vai fazer envios para aqueles que não permitiram e não compre listas de e-mails.
Com relação a essas listas, geralmente você vai receber e-mails com pouca qualificação — muitos já não existem — e, portanto, com pouca chance de retorno sobre o seu investimento.
E lembre-se: os serviços de e-mails identificam SPAMs facilmente, possuindo uma caixa específica para eles. Assim, raramente seus destinatários vão ter interesse de abrir seus e-mails. Pelo contrário, vão relacionar sempre seu conteúdo como algo que não lhes interessa.
Seja criativo
Com tantos e-mails que chegam à caixa de entrada, o diferencial é ser criativo! Com relação ao título, utilize um sensor de urgência (“só hoje!”, “até amanhã”), sinalize ofertas e promoções do seu site, escreva o nome da pessoa, etc.
No conteúdo, inclua vídeos, e-books para baixar com mais informações e convide o leitor para assistir webinars ou participar de eventos. Incluir o nome da pessoa logo na chamada é essencial também.
Faça testes
Testar é essencial quando se trata de e-mail marketing. Você deve testar todas as partes do conteúdo do e-mail para garantir que as suas escolhas são as que mais têm possibilidade de trazer resultados.
Por isso, avalie modelos de títulos diferentes, conteúdos, modelos de e-mail, call to action, entre outros. Afinal, você nunca terá a certeza de que algo funciona se não testar!
Atenção às imagens
Muitas vezes, os serviços de e-mails não permitem o aparecimento de imagens, pedindo antes ao usuário que confirme se aquela origem é confiável. Assim, se seus e-mails tiverem muitas imagens, o design pode ser prejudicado e o leitor terá a impressão de que é SPAM. Portanto, uma dica é ser muito criterioso no uso de imagens.
E então, o que achou dessas dicas para criar uma estratégia de e-mail marketing infalível? Deixe seu comentário abaixo!
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