Black hat SEO e SEO negativo: entenda o que são e como evitá-los

black hat seo e seo negativoVocê já ouviu falar em Black Hat SEO e SEO negativo? Trata-se de práticas negativas e que devem ser evitadas em estratégias de marketing digital. Isso se justifica porque, apesar de serem positivas em um primeiro momento, elas podem causar penalidades por parte do Google.

Para que você tire as suas dúvidas sobre esse assunto e saiba sobre como evitar essa prática, elaboramos este post. Leia até o final e saiba tudo sobre o assunto.


O que é black hat SEO e SEO negativo?

Nos filmes de faroeste, os heróis usavam chapéus brancos, e os vilões, chapéus pretos — os black hats. Foi por isso que as práticas negativas para o posicionamento de páginas no Google recebeu esse nome.

Na prática, o black hat SEO utiliza de limitações dos robôs de busca dos sites de pesquisa para que as suas páginas estejam sempre no topo dos resultados por determinadas palavras-chave, mesmo que os conteúdos não sejam relevantes.

Já o SEO negativo está relacionado com práticas antiéticas — como apontar links para o seu site em comentários de textos publicados em portais de notícias, por exemplo.

Como o black hat SEO e SEO negativo funcionam?

Existem diversas práticas de black hat SEO e de SEO negativo que já foram aplicadas por empresas ou desenvolvedores de site, que têm poucos parâmetros éticos e, por consequência disso, podem ser penalizadas. As principais dessas práticas são as seguintes:

  • keyword stuffing: repetem-se muitas vezes a palavra-chave;
  • unrelated keywords: uso de palavras-chave fora do contexto para conseguir tráfego;
  • link farms: páginas sem conteúdo, usadas apenas para apontar links e enganar os robôs;
  • cloaking: camuflar links para que sejam mostradas versões diferentes para usuários e robôs;
  • comment spam: comentários sem informações em blogs ou sites de notícias, apontando links.

Quais são os perigos e danos que esse tipo de ação podem gerar para a estratégia digital?

Cada vez mais, o Google consegue identificar estratégias de black hat e SEO negativo. Logo, caso você adote essas práticas no seu site e seja identificado, sofrerá diversas punições.

Geralmente, as consequências para uma página que comete tais práticas são as seguintes:

  • queda nas posições no ranking de buscas;
  • diminuição significativa dos tráfegos orgânicos;
  • redução na autoridade da página;
  • banimento da página, que deixa de ser indexada nos resultados apresentados pelo Google.

Que cuidados são necessários para evitá-los?

Para não cometer esse tipo de prática, é preciso ter o cuidado de sempre revisar as suas estratégias digitais. Afinal, o black hat e o SEO negativo nem sempre são cometidos por má fé, mas sim por negligência ou falta de experiência em ações do tipo.

Por isso, é preciso buscar sempre atualizar o conhecimento sobre marketing digital e evitar cometer ações que podem causar penalidades para o seu site.

Esperamos que, com este artigo, você tenha compreendido mais sobre black hat SEO e SEO negativo. Assim, caso cometa esses erros, poderá revertê-los enquanto é tempo e evitar sofrer com as penalizações.

Gostou das nossas dicas e quer ficar por dentro de informações interessantes como essas? Então acompanhe as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Twitter.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Contato

Rua Professor Carlos Reis, 39
São Paulo – SP – CEP: 05424020

11 2127 7676

contato@pwiwebstudio.com.br

Siga-nos

Copyright © 2017 PWI Web Studio - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio