A área de vendas é a que está mais próxima do cliente e, para que seu objetivo seja atingido, é preciso que a equipe compreenda as necessidades desses consumidores. A área responsável por isso é o marketing, que tenta compreender o público e definir estratégias que visam a conquistá-lo e mantê-lo satisfeito. Portanto, alinhar marketing e vendas é vital para um negócio.
Sendo assim, o vendarketing é a junção dessas duas áreas para trabalharem juntas em busca do atendimento das expectativas dos clientes. Veja em que e como sua empresa pode se beneficiar com o vendarketing!
1. Melhoria na comunicação
Na maioria das vezes, os departamentos de marketing e de vendas não falam a mesma linguagem e acabam traçando estratégias e metas distintas. Por conta disso, a área de vendas mal conhece o seu cliente e a área de marketing não sabe quais são as estratégias que geram mais fechamentos de negócio.
Com o alinhamento de marketing e vendas, é possível melhorar a comunicação. Para garantir que isso ocorra, faça reuniões constantes para trocas de informações, crie projetos para subgrupos interdisciplinares e, assim, aumente a eficiência de cada projeto ou utilize softwares de comunicação para facilitar o acesso às informações no momento certo.
2. Sincronização das ações
A sincronização das informações é um dos resultados de uma comunicação eficiente no alinhamento entre marketing e vendas. Com um sistema automatizado, as equipes podem acompanhar em tempo quais são as etapas dos projetos previamente definidas em reuniões.
À medida que cada etapa é realizada, as informações são atualizadas e cada um sabe em que momento deve atuar. Por exemplo, quando o setor de marketing conseguir alcançar 100 leads no funil, é a hora de o setor de vendas entrar em ação e contatar esses prospectos para tentar concluir a transação.
3. Aumento nas chances de vendas
Com o marketing, a empresa pode conhecer tão bem o consumidor que o processo de compra é mais rápido e as chances de concretizar uma venda são maiores. Isso porque o marketing começa a atuar antes de o produto ser elaborado por meio de uma pesquisa de mercado em que são conhecidas as preferências do público.
Depois, são realizadas ações estratégicas direcionadas para a audiência certa no momento em que ela precisa de uma solução. Essas etapas visam a construir um relacionamento duradouro com o cliente e não apenas a vender um produto. Assim, a experiência é mais agradável e amplia as possibilidades de concluir uma compra.
4. Criação de métricas
Para garantir que cada área esteja fazendo a sua parte, a empresa pode definir metas a partir de seus papéis no processo de venda. Isso permite criar métricas para avaliar os resultados de cada atuação e encontrar falhas em alguma parte do processo.
Por exemplo, utilizando o funil de vendas, o marketing deve gerar 230 leads para a área de vendas. Desses 230, a área de vendas deve converter cerca de 80% em clientes. Para isso, pode-se utilizar a taxa de conversão. Também é possível avaliar o custo investido em cada setor com o custo por lead e o custo por conversão.
5. Desenvolvimento da cooperação
O desafio é quebrar as paredes interdepartamentais e alinhar as duas áreas para promover o trabalho em equipe e atingir os objetivos organizacionais. Para que isso ocorra, é preciso analisar os pontos fortes e fracos de cada equipe e garantir que uma dê suporte a outra em suas dificuldades, ajudando a potencializar as suas forças.
Por meio de reuniões, esses pontos podem ser abordados e, com apoio e participação de todos os membros, as soluções podem surgir. Quando toda equipe está envolvida em uma tomada de decisão, a tendência é que todos se engajem mais e aprendam a colaborar na execução das tarefas.
Antes, as empresas fabricavam seus produtos e esperavam que os clientes viessem até elas. Agora, produzem aquilo que os consumidores desejam na tentativa de atraí-los para a sua loja. Portanto, a organização deve sempre buscar alinhar marketing e vendas para atender as expectativas do público e satisfazê-lo.
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