Terceirizar o marketing é a solução para diversas empresas que precisam desenvolver a área de marketing sem perder o foco naquilo que são especialistas.
Aos poucos a equipe percebe a necessidade de realizar ações para trazer mais negócios à empresa, e cada um começa a desempenhar uma atividade. Porém, isso gera acúmulo de funções e o trabalho não é executado da melhor forma.
No post de hoje, vamos mostrar alguns benefícios de terceirizar esse setor e como escolher a melhor agência para cada demanda.
Benefícios de terceirizar o marketing
A terceirização de alguns setores específicos nas empresas está virando tendência. Essa estratégia é muito válida, pois a marca se preocupa em ser boa no seu segmento e deixa outros detalhes, como contabilidade, marketing e logística, para empresas especialistas.
Existem muitos benefícios ao contratar uma agência para realizar as estratégias de marketing. Confira:
Competências específicas
Podemos comparar o marketing com uma árvore. O tronco é a base composta por teorias básicas e cada galho ramifica para uma área específica. Existem diversas linhas de estudo entre o marketing online e o offline e, cada uma tem suas especificidades.
Você já deve ter ouvido falar em SEO, inbound marketing, redes sociais, automação de e-mail marketing e construção de site. Essas competências são funções desempenhadas por agências especializadas em marketing digital.
Cada segmento, online e offline, exige muito esforço para desenvolver estratégias. Por isso, as agências preferem focar em competências específicas e se tornarem agências especializadas ou possuir equipes especializadas em cada área.
Continuidade de projeto
A continuidade no projeto é fundamental para o desenvolvimento da área de marketing. Esse é um dos grandes problemas encontrados quando uma equipe interna é responsável pelo projeto.
Muitas vezes essa equipe não tem qualificação suficiente para desempenhar todas as funções ou possui menos integrantes do que o necessário para desenvolver todas as atividades exigidas.
Os planejamentos criados por equipes internas costumam não ser executados ou são abandonados no meio do projeto por falta de tempo ou conhecimento para colocá-lo em prática. Uma agência especializada executa o projeto em todas as suas fases e analisa periodicamente quais são os pontos fortes e fracos de cada ação.
Definição clara de metas e objetivos
A definição de metas é a primeira parte do planejamento. A partir das necessidades e demandas do cliente, o planejamento é traçado para mensurar e entender o que deve ser executado.
Uma agência trabalha com metas, pois são elas que mostram aos clientes o progresso do projeto. Essa métrica também é importante para agência, porque oferece um histórico de todo trabalho realizado e no futuro poderá se tornar um case.
Com metas e objetivos claros é possível mudar ações no momento de sua execução. Na internet, a resposta é instantânea e poder acompanhar isso de perto é o diferencial para aprender com os erros e, assim, traçar novas estratégias. Equipes internas são responsáveis por outras atividades e o acompanhamento das metas e resultados acaba ficando de lado.
Economia nos custos
Contratar um funcionário especialista em marketing ou contratar uma agência terceirizada? Quando comparados dessa forma, contratar um funcionário pode ser menos dispendioso do que terceirizar o marketing com uma agência.
Mas quando você contrata uma agência, você está contratando um time inteiro para trabalhar focado nas metas da sua empresa. Atendimento, social media, redator, revisor e designer estão focados em um objetivo único. Por mais que um funcionário interno conheça a empresa por dentro, ele não conseguirá executar todas essas atividades ao mesmo tempo.
Como escolher uma agência parceira
Tempo de mercado
Não existe uma agência perfeita. Existe a agência mais adequada às suas necessidades naquele momento. Por isso, é preciso pesquisar e conhecer as opções disponíveis e identificar qual é a mais adequada. É importante analisar o tempo de mercado para conhecer a qualificação da agência.
Pesquise em quais áreas a agência é focada. Algumas se dividem em segmentos específicos para se especializarem. Existem agências com trabalho focado em moda, gastronomia e tecnologia; outras focam na indústria e B2B. As metas e linguagem utilizadas são bem diferentes para cada segmento.
Cases de sucesso
A maioria dos sites traz uma aba específica de parceiros, portfólio e cases de sucesso. É fundamental que as agências mostrem os cases, prêmios conquistados e os clientes atendidos por meio das redes sociais e site para que o futuro parceiro consiga analisar se aquele trabalho atende às demandas que procura.
Conheça o trabalho que a agência desenvolve para ela mesma. Como são as redes sociais, como eles captam novos leads e com quais metas eles trabalham. Esse é um termômetro importante para saber se realmente a agência terá capacidade para cumprir tudo que oferece.
Serviços oferecidos
Quais são os serviços oferecidos pela agência? O custo-benefício vale a pena ou você ainda terá que investir em outras agências para ter um serviço completo?
Como já explicamos acima, muitas agências focam em apenas uma parte do marketing. Isso é muito bom, mas costuma fugir do orçamento das pequenas e médias empresas.
De início, é melhor procurar uma agência que atenda as principais demandas da empresa como: gerenciamento de site, conteúdo para redes sociais e estratégias de anúncios pagos.
Equipe interna alinhada com equipe externa
Um ponto que muitas agências e empresas acabam falhando é no contato e a comunicação entre eles. Às vezes fica inviável realizar reuniões constantes para analisar metas, novas demandas e andamento do projeto. Com isso a agência começa a trabalhar de forma independente, mas a empresa não está de acordo com isso. No final das contas o sucesso do trabalho é comprometido pela falta de comunicação.
Escolha uma pessoa da equipe interna para ser o contato direto entre agência e empresa. A pessoa deverá estar por dentro das metas pretendidas e do trabalho da agência, se ela tiver algum conhecimento na área, melhor ainda para desenvolver ideias.
Outra dica é: não concentrar essas demandas em chefes de setores ou diretores da empresa. Por mais que eles queiram estar por dentro de todas as demandas e metas, eles são as pessoas mais atarefadas da empresa e com pouco tempo para discutir métricas. O trabalho pode ficar comprometido e não ter andamento, porque o responsável pela aprovação está muito ocupado com outras tarefas.
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