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O que é email marketing?

Beth Gaspar

Beth Gaspar

 

O que é email marketing

O email marketing é uma ferramenta poderosa de comunicação e relacionamento com seus clientes. Mas ele só será eficaz se transmitir uma informação relevante a quem a quer receber.

Por isso, duas palavras são muito importantes quando se planejam ações de marketing através do email: ética e planejamento.

Neste artigo vamos aprofundar estes temas.

O que é email marketing

Email marketing é a utilização do email como ferramenta de marketing direto, respeitando normas e procedimentos pré-definidos, analisando o retorno gerado através de relatórios e análises gráficas gerando campanhas cada vez mais otimizadas. (https://pt.wikipedia.org/wiki/E-mail_marketing).

Portanto, não é apenas enviar um email para uma lista qualquer. É uma ação que precisa de um planejamento prévio, de uma análise de performance  posterior e que respeita normas e procedimentos.

Quais são as boas práticas para se fazer um envio de email marketing?

Em 2009, um grupo de entidades ligadas ao marketing digital, se reuniram e criaram um Código de Autorregulamentação para a prática de EMail Marketing (https://www.capem.org.br/arquivos/codigo.pdf)

Os principais pontos a serem observados em um envio ético de email marketing são:

  1. Sempre envie a mensagem com um remetente de email válido e vinculado ao seu nome de domínio próprio.
  2. O assunto (subject) da mensagem sempre deverá estar relacionado ao conteúdo  do  email,  sendo de  fácil  identificação  pelo destinatário.
  3. O envio deverá ser efetuado para uma base de destinatários com os quais o remetente mantém algum vínculo. Ou seja, NUNCA COMPRE LISTAS DE EMAIL!
  4. Toda mensagem deverá oferecer o recurso Opt-out (descadastramento) e a solicitação de remoção da lista de contatos deverá sempre ser respeitada.
  5. A mensagem deverá conter apenas conteúdo no formato HTML ou TXT, sem qualquer recurso que  possa  ocultar,  disfarçar  ou  obscurecer  de  qualquer  maneira  o  código  original  da mensagem.
  6. O proprietário  de  base  de  destinatários  não  poderá  divulgar  ou colocar à disposição de terceiros informações pessoais que constem de tais bases sem o prévio e expresso consentimento das pessoas a que tais informações se referem.

Qual é a diferença entre spam e email marketing?

A prática altamente condenável do spam é realizada através do envio de email não solicitado, para um grande número de pessoas, sem qualquer tipo de segmentação e com as quais o remetente não possui qualquer tipo de relacionamento.

No geral estas mensagens de spam não utilizam a identificação clara e validada do remetente e não disponibilizam a opção de descadastramento.

Que objetivos podemos obter fazendo uso do email marketing?

  • Fidelizar e aproximar-se do cliente.
  • Reforçar a marca, trazer autoridade, provocar empatia.
  • Oferecer informações relevantes, materiais, conteúdos, promoções, atualizações.
  • Gerar tráfego no site / blog.
  • Ajudar a identificar interesses buscando fazer uma segmentação da base de contatos para futuras ações.

Quais são os tipos de email marketing que podem ser utilizados?

Newsletter

Lembra um jornal ou informativo. É uma mensagem que pode ser enviada a toda a base de contatos pois oferece conteúdos variados, atingindo contatos de diversos interesses e estágios do funil de vendas. É importante analisar os cliques para ajudar a segmentar contatos de acordo com seus interesses.

 Email promocional

Promocional não significa apenas descontos em produtos. Mas este tipo de mensagem pode também oferecer conteúdos e informações relevantes. É um email com um único foco e deve ser enviado a uma base segmentada por interesses. Deve ser bem assertivo.

Email transacional

São emails esperados pelo contato pois faz parte de um procedimento iniciado por ele. Ex: recuperação de senha de algum serviço, confirmação de uma compra, recebimento de algum conteúdo educativo por email, etc.

 Emails especiais

São exemplos destas mensagens aqueles que parabenizam por aniversário, por datas especiais. É uma forma de se tornar presente e de dizer ao seu cliente que você lembra dele.

Promover algumas campanhas de descontos, brindes ou cupons podem ser associados a este tipo de mensagem.

Qual é a frequência ideal para enviar email marketing?

Esta frequência depende do tipo de negócio e tipo de mensagem. É importante sempre respeitar o seu contato sem entupir sua caixa de entrada com emails desinteressantes.

Uma newsletter poderá ser enviada, por exemplo, uma vez ao mês.

Um email promocional poderá ser enviado, por exemplo, uma vez por semana ou, no máximo, a cada 4 dias.

Emails especiais não precisam ter uma frequência determinada.

Mas, o mais importante é que a mensagem que você está enviando seja importante para quem está recebendo.  Portanto nunca mande uma mensagem apenas para cumprir um cronograma.

Como montar uma lista de contatos?

Uma lista de contatos de email é um bem valioso que deve ser feito com muito cuidado. Um ponto fundamental a ter sempre em vista é que, neste caso mais do que em qualquer outro, quantidade não é sinônimo de qualidade. Se você está começando a montar uma lista com poucos contatos, não se preocupe. Sua base irá crescendo aos poucos, de maneira orgânica, fruto do relacionamento consistente que você irá construindo com seus clientes ou contatos.

Seguem aqui algumas dicas de como captar mais emails para compor sua base de contatos:

  • Incluir no site ou blog uma opção de cadastramento para receber notícias, promoções ou newsletters.
  • Oferecer um cadastro para, em troca, receber algum benefício: material rico, promoção, desconto, etc.
  • Exportar contatos do programa de email.
  • Fazer um cadastro de clientes / hóspedes.
  • E lembre-se: NÃO COMPRE NUNCA UMA LISTA!

Que consequências pode haver se fizer um envio de email marketing sem seguir os princípios éticos?

Se você estiver fazendo um spam utilizando uma ferramenta de envio de email marketing idônea, você poderá ter sua conta suspensa e até seu site pode ficar fora do ar.

Os usuários que se sentirem incomodados ou lesados com a mensagem indesejada recebida podem fazer uma denúncia e seu domínio, endereço IP ou seu email poderão entrar em uma Blacklist. As Blacklists são usadas pelos provedores para recusar o recebimento de mensagens desse endereço, por não se tratar de um endereço confiável. Ou seja, as consequências para sua empresa podem ser graves!

E que outras dicas devem ser seguidas para aumentar a entregabilidade das mensagens enviadas?

  • Não enviar uma imagem única. O ideal é que haja uma proporcionalidade entre texto e imagem.
  • Não enviar arquivo anexo.
  • Não usar alguns termos que podem ajudar a considerar sua mensagem como spam (grátis, …).
  • Não use maiúsculas no assunto e no texto.
  • Faça uma opção de apenas texto.
  • Seja relevante! Só envie um email quando tiver algo a dizer.
  • Segmente os seus contatos de acordo com os interesses, seja cada vez mais assertivo nas suas mensagens.
  • Acompanhe os relatórios de envio e faça sempre uma higienização de suas listas, retirando os emails inválidos e os contatos que não querem mais receber suas mensagens. Ter listas com boa reputação é condição básica para obter sucesso em seus envios.

 Ferramentas de envio de email marketing

Para fazer uma ação de email marketing profissional é fundamental contratar uma boa ferramenta de envio. Apenas através de um serviço especializado será possível ter entregabilidade, administração de listas de contatos e relatórios de análises.

Há vários serviços no mercado, inclusive alguns são gratuitos para o envio para uma base pequena. Seguem algumas opções para que você possa pesquisar e ver qual se adapta melhor à sua necessidade e orçamento:

  • Locaweb
  • RD Station
  • AllIn Marketing Cloud
  • Mailchimp
  • Dinamize
  • E-mail Manager

Quais são as métricas que devemos analisar para acompanhar a performance e efetividade nas ações de email marketing?

  • Taxa de crescimento da lista – Porcentagem de novos emails em relação ao total da lista
  • Taxa de abertura – É a proporção entre os envios com sucesso e as aberturas da mensagem. Geralmente os servidores consideram que houve abertura do email quando a pessoa pediu para exibir as imagens. Não é uma métrica muito confiável.
  • Taxa de cliques – É a proporção entre as mensagens entregues e os cliques efetuados.
  • CTR (Click through rate) – É a proporção entre os emails abertos e os cliques efetuados. O CTR é um dos principais indicadores de sucesso de uma campanha, pois irá mostrar se a mensagem foi relevante e se a oferta estava boa o suficiente, bem como se a segmentação para a qual foi feita para o disparo estava de fato bem feita.
  • Taxa de descadastramento – É o número de pessoas que optaram por sair da sua lista. Reflete problemas na qualidade do conteúdo e/ou na frequência de envio. Um alto índice de descadastros é um alerta grande para sua empresa e indica uma necessidade de reformulação na política de Email Marketing.
  • Taxa de reclamações de Spam – Esse número deve estar sempre abaixo de 0,1%. Do contrário, sua lista é ruim, e só vai acabar ferindo sua reputação nos servidores.
  • Taxa de inativação – Você pode optar por parar de enviar emails para contatos que nunca interagem com suas mensagens. Defina critérios para inativação (EX: após 6 envios sem nenhuma interação), e acompanhe as performances. Se a inativação estiver crescendo muito, sinal de que está na hora de fazer mudanças na sua comunicação por email.

Resumo Final

  • Estabeleça claramente o objetivo que deseja alcançar com sua campanha de email marketing.
  • Defina o seu público-alvo e crie listas segmentadas.
  • Escolha o tipo de mensagem que irá enviar.
  • Determine a periodicidade.
  • Siga as regras da ética e dos bons costumes no envio de email marketing.
  • Siga as dicas para aumentar a entregabilidade.
  • Avalie o envio, higienize sempre suas listas e segmente cada vez mais de acordo com os interesses de seu público.

 

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