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Criação de site eficiente – 6 etapas fundamentais

Criação de site profissional - Marketing Digital

O que preciso saber para ter um site que gere resultados?

Hoje em dia há muitos sites gratuitos e, teoricamente, qualquer pessoa pode fazer seu site, mesmo que sem conhecimento técnico.

Mas, se quiser ter um site que realmente gere bons negócios, resolva problemas comerciais e operacionais e que trabalhe positivamente a imagem de sua empresa,
você precisa de um site feito por profissionais.

Veja quais são os passos necessários para a criação de site profissional:

1) PLANEJAMENTO PRÉVIO PARA CRIAÇÃO DE SITE

Todo mundo quer um site bonito, que apareça na primeira página do Google, que possa ser acessado pelo celular e que gere ótimos negócios, não é mesmo?

Mas, para atingir estes objetivos gerais, alguns pontos devem ser pensados previamente:

Que objetivos deseja atingir com este site?
Por exemplo: quero atingir novos clientes, quero fixar a minha marca, quero que minha empresa seja considerada uma referência no mercado,
quero facilitar a comunicação com meus clientes, quero aparecer no Google na frente dos meus concorrentes, quero fidelizar meus clientes apresentando sempre novidades e promoções.

Quem é seu cliente ideal (persona)?
Não adianta conseguir acessos de pessoas que não estão interessadas no seu produto.
Atrair o seu público e trazer as informações que ele precisa é fundamental para atingir resultados desejados.

O site pode ajudar a resolver alguns problemas do dia a dia?
Por exemplo: O cliente precisa ter acesso a manuais técnicos? Você quer que ele responda a algumas informações fundamentais para apresentar um orçamento?
Os clientes perguntam sempre as mesmas coisas? Disponibilize no site as informações que o seu cliente precisa!

Quais são seus maiores concorrentes?
Ninguém conhece melhor o seu mercado do que você mesmo.
Saber quais são seus concorrentes, estudar suas estratégias, é fundamental para fazer um trabalho direcionado para o sucesso.

Quais são as palavras que seus clientes procuram nos sites de busca e que podem levá-los a encontrar seu site (e de seus concorrentes)?
Provavelmente você já fez essa pesquisa…
Ter uma primeira lista de palavras-chaves, nos ajudará a conhecer seu mercado e a planejar a construção de seu site
buscando possibilitar uma boa indexação no Google e em outros buscadores.

Que tipo de conteúdo você quer disponibilizar no site? Terá publicações frequentes?
Ex: Esta lista de conteúdos ajuda a montar o mapa do site, vislumbrar o que precisa ser produzido ou adquirido
(produção de textos, fotos, vídeos, acesso a material de parceiros, etc).

2) WEB DESIGN E PROGRAMAÇÃO PARA CRIAÇÃO DE SITE

Baseados nestas informações, os web designers e programadores poderão tomar as decisões corretas e montar a estrutura e navegação do site.

As decisões serão relativas a:

  • Registro de domínio
  • Hospedagem do site – Escolher provedor, plano e ambiente
  • Definição do estilo visual do site
  • Definição da estrutura de navegação do site
  • Definição de linguagem de programação, banco de dados, plugins e recursos técnicos necessários

3) CRIAÇÃO E PUBLICAÇÃO DO CONTEÚDO DE SITE

Nesta fase do trabalho, a preocupação com a qualidade do conteúdo é fundamental. Os textos devem ser bem redigidos, e com a linguagem apropriada para o seu público alvo.
Imagens e ilustrações devem ser bem trabalhadas para que o site tenha uma navegação rápida e agradável.
Os recursos visuais devem ser adequados com o contexto da informação.
Há sites que demandam recursos mais arrojados, e outros em que o foco é a informação em si, e o excesso de recursos atrapalha a leitura e a navegação.
Vídeos, som, tour virtual e outros recursos devem ser bem produzidos para que o site passe uma imagem adequada ao internauta.

Os conteúdos agora começam a ser colocados em seus lugares certos e a navegação começa a funcionar.

Mas, no geral, o trabalho não para por aí: há sites com conteúdos mais simples ou mais extensos, como um site que apresentam uma ampla gama de produtos e serviços.
Também há sites com publicação frequentes de notícias, dicas, informações diárias.
Pensar quem será o responsável por esta dinâmica de publicação e pela produção de conteúdo é um ponto fundamental para o sucesso de seu site.

4) PUBLICAÇÃO DO SITE

Chegou a hora de tornar o site público.
Agora o endereço do domínio deve ser apontado definitivamente para o novo site, e vários detalhes técnicos precisam ser checados e testados.

  • Os apontamentos de DNS estão corretos?
  • Os formulários de contato estão funcionando?
  • O Google está indexando o conteúdo?
  • Já foi criado e publicado o código do Analytics?
  • Há necessidade de redirecionamento de páginas?
  • Todos os links estão funcionando corretamente?

Um check-list detalhado e cuidadoso pode prevenir muitos problemas futuros.
A atenção a todos estes detalhes fazem uma grande diferença no trabalho de um profissional experiente.

5) MANUTENÇÃO TÉCNICA E ATUALIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES

Uma vez o site pronto e publicado, mantê-lo sempre funcionando corretamente e atualizado é ponto que frequentemente é esquecido.

Na hora de contratar uma empresa para criar seu site, este aspecto deve ser levado em consideração.

Quais são os serviços que devem ser realizados para manter o bom funcionamento do site?

  • Atualizar versões de programas e plug-ins utilizados
  • Manter backups de banco de dados e arquivos
  • Manter os níveis de segurança do site sempre atualizados
  • Fazer as renovações de contratos de registro de domínio, hospedagem de site e demais recursos contratados
  • Gerenciar contas de e-mails
  • Manter contato com provedor de hospedagem para acompanhar os comunicados técnicos e atualizações de recursos

IMPORTANTE: Um site, para trazer um bom retorno, deve sempre funcionar bem, estar atualizado, trazer novidades e acompanhar a dinâmica da vida real de sua empresa.
E, principalmente, deve sempre estar no ar, disponível para acesso a todo momento e com todos seus recursos funcionando corretamente.

A internet é muito dinâmica e as coisas mudam com muita velocidade. Portanto, seu site precisa ser sempre cuidado, monitorado e atualizado.

6) DIVULGAÇÃO

E AGORA? TUDO FEITO?

Muitas vezes o site por si só não é suficiente para atrair o seu público. De nada adianta um site maravilhoso se poucas pessoas chegam até ele.

COMO SABER SE SEU SITE ESTÁ TRAZENDO O RETORNO NECESSÁRIO?
O QUE DEVO FAZER AGORA?
ONDE DEVO INVESTIR PARA FAZER A MELHOR DIVULGAÇÃO?

Muitas são as perguntas que devem ser respondidas…
O Marketing Digital possui ferramentas e metodologias que o ajudarão a analisar a performance e o retorno que o site está trazendo
e, principalmente, vão ajudá-lo a tomar as decisões baseadas em números, custos e informações valiosas.

>>> Consulte a PWI Web Studio para auxiliá-lo a planejar, criar, publicar, analisar e divulgar o seu site. Somos uma agência especializada em Marketing Digital, com mais de 20 anos de experiência em criação e divulgação de sites.

 

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